05 julho 2013

"Arrendar com Paixão" A lovemark que revolucionou o arrendamento


João e Yvette Ambrósio, da Padlock, são apaixonados. Apaixonados pela vida e por casas. São eles o "Santo António" ou o "cupido das "relações"que estabelecem entre as casas que promovem e os potenciais inquilinos. São eles os responsáveis do "Arrendar Com Paixão': a primeira lovemark dedicada ao desenvolvimento de produtos imobiliários, surgido há menos de um ano e que se baseia no marketing sensorial e relacional. 

A ideia base é a promoção online do arrendamento de casas escolhendo corno veículo de divulgação o Facebook... mas com uma diferença: incorporaram sentimento no negócio e deram-lhe uma perspetiva humana. No fundo, fizeram com que as casas, agora dotadas de alma e coração."cortejassern"os futuros inquilinos. E o texto vazio e frio de um anúncio de arrendamento de urna casa, em que muitas vezes a castração das palavras é levada ao limite com abreviações, deu lugar a um poema, uma carta de amor, uma peça literária, escrita na primeira pessoa, em que a casa mostra a sua alma seduzindo quem lê. 

O conceito, que já se transformou no primeiro franchising em rede social, começou por Lisboa, expandindo depois para regiões como a Costa de Prata ou o Algarve onde o produto Flirt, correspondente ao arrendamento para férias, ganha mais expressão e cujas casas passam exactamente pelo mesmo critério de avaliação que as restantes. 

Sendo uma plataforma de promoção do ramo imobiliário, cabe ao proprietário estar devidamente licenciado e fazer os registos necessários, sublinham os responsáveis referindo-se à questão do arrendamento de casas para férias. 

"Nós passamos uma fatura de "publicidade", sublinham. "O anunciante (o proprietário) quando pretende trabalhar connosco sabe que o trabalho é personalizado, não é frio, nós colocamos o fator humano Temos copywriters, temos uma equipa de criativos, desde o design até à escrita, que fazem uma estratégia de marketing em termos de promover as nossas propostas junto da captação do publico-alvo que interesse às pessoas que anunciam na página e a cobrança é pela publicidade que eles fazem". 

Yvette Ambrósio reconhece que nem todas as pessoas que seguem a página querem comprar casa, mas seguem-nos "porque gostam de ler os textos e ficam inspirados". 

"As plataformas de Lisboa e do Algarve tem um alcance de 500 mil pessoas por semana, e crescem todos os dias e quando se alcançam números desses a publicidade tem uma grande eficácia", diz João. 

Apesar de estarem licenciados pelo INCI como imobiliária, não se assumem corno tal e defendem que o seu modelo de negócio é "algo de novo". Não fazem angariação de imóveis porque estes são-lhes "oferecidos" para análise e depois promoverem caso se enquadrem nos parâmetros do conceito. "O imóvel tem que ter excelentes condições de habitabilidade, ter um bom enquadramento em termos de mercado, ter uma boa localização, para justificar estar na plataforma, caso contrário não está", esclarece Yvette. 

Depois de selecionados os imóveis são inseridos num dos diversos produtos disponíveis. 

O "Blind date" e "speed date" são oportunidades de imóveis com rendas abaixo dos 590 ouros [ou BPM - Batimentos Por Mês, que é a "moeda" do conceito] para agarrar rapidamente. O 'menage a troi" é a solução de partilha de casa porque a crise levou a que haja uma maior disponibilidade de T3 e T4 e por isso as pessoas têm de dividir casa. 

Além destes produtos há ainda outros mais comuns como o "Pedido de namoro por carta", que são os destaques com textos de escrita criativa baseados na letra de uma canção; "Pedido de namoro", e a novidade que é carta de amor como no cinema que Yvette Ambrósio diz ser 'muito especial". 

"É algo que nunca foi feito no mercado imobiliário em termos de produção e é tal qual como o nome indica, "uma carta de amor como no cinema" ou seja um imóvel que se declara a alguém mas como no cinema.

"Estivemos bastante tempo a estudar e a desenvolver o produto que envolve muito mais do que o video. Mostrar uma casa em vídeo não é novidade e por isso tivemos de o caracterizar, de dar-lhe vida. O imóvel tem que ter alma e caráter, tem que ser especial". 

Além dos produtos há os procedimentos como o heartbreaker ou o open hearted que é para mostrar as casas. 

Para ser uma lovemark a equipa do "Arrendar com Paixão" tem que embrulhar todos os procedimentos e todos os produtos em mistério, sensualidade e têm de conseguir modificar a comunicação das pessoas. Essa mudança já aconteceu nos seguidores e interessados nas casas pois estes escrevem verdadeiras cartas de amor a demonstrar esse interesse.

Fonte: Revista Ponto Turismo

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