18 julho 2013

Governo estabelece parceria com Universidade Nova para imóveis da Segurança Social


O Ministério da Solidariedade e da Segurança Social estabeleceu com a Nova School of Business and Economics (Nova SBE) uma parceria de consultoria, que permitirá valorizar o património e gerar mais recursos com o aluguer ou a alienação dos imóveis.

O secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, salientou à agência Lusa a importância da parceria com a Nova SBE, da Universidade Nova de Lisboa, para desenvolver uma estratégia sustentável e integrada para gestão dos 4.179 imóveis distribuídos pelo país, geridos pelo Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS), dos quais metade são áreas habitacionais.

"A Segurança Social não está vocacionada para gerir património. Até aqui, não se valorizava o património e o retorno, quer no arrendamento quer na venda, não era o melhor", referiu o governante, frisando que o património gerido pelo IGFSS, entre imóveis industriais, terrenos e habitações, "ronda os 268 milhões de euros".

Marco António Costa ressalvou que, "quanto mais se valorizar o património para o vender, mais se pode aumentar os recursos", destinados ao Fundo de Estabilização Financeira, que, disse, reúne 12 mil milhões de euros atualmente.

"Uma melhor gestão do património permitirá reforçar a verba disponível para o pagamento das prestações sociais", notou.

O membro do Governo sublinhou que o acordo de parceria com Nova SBE, considerada pelo Financial Times a melhor Escola de Negócios em Portugal, possibilitará uma abordagem "mais profissional" na gestão do património do IGFSS, criando uma "estratégia de marketing integrada".

Possibilitará também "a abertura de uma relação entre o Estado e a Universidade Nova", para que, no futuro, outras grupos de alunos do Mestrado em Gestão, possam intervir "em outras áreas de gestão".

Marco António Costa aludiu ainda a parcerias com o Instituto de Reabilitação Urbana e com autarquias "para melhorar a gestão do património" do IGFSS.

Também se está a dialogar com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), para que se possa "desenvolver trabalho em conjunto no sentido de promover os 20 imóveis mais significativos do património", num "road show" da CGD em Macau, em novembro.

Fonte: iOnline

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.