No mercado de compra e venda, o saldo de respostas relativo a preços foi de -37 em Julho. Praticamente inalterado face a Maio e Junho e apesar de se manter em terreno negativo apontando para uma redução dos preços, este saldo sugere que as quedas de preços se encontram agora menos generalizadas, ao contrário do verificado nos últimos anos. O saldo de respostas referente a vendas contratadas também se apresentou bastante estável ao longo dos últimos meses, com o resultado de Julho a cifrar-se em -8.
Para Ricardo Guimarães, Director da Ci, “Julho foi um mês de grande incerteza devido à instabilidade política causada por conflitos e demissões dentro da coligação Governamental. De acordo com os agentes imobiliários que participaram no inquérito, o mercado deve estar protegido de qualquer fonte de instabilidade, promovendo a “confiança e atividade” dos investidores.”
O índice de confiança nacional, que é uma medida composta baseada nos preços e expectativas relativas a vendas, alcançou o valor menos negativo desde setembro de 2010 situando-se em -13. Este resultado menos negativo resultou em parte das expetativas relativas a preços, cujo saldo de respostas atingiu o valor menos negativo (-30) desde o início do inquérito.
O mercado de arrendamento beneficiou durante algum tempo das quebras das vendas, já que as famílias impedidas de aceder a financiamento optaram por arrendar.
Porém, este mês surgiram novos sinais de uma desaceleração da atividade neste mercado. A procura por parte dos inquilinos estabilizou, mas as novas instruções por parte dos senhorios caíram pela primeira vez desde o início da série.
A queda das rendas ao longo dos últimos anos – que se manteve neste mês de acordo com o reportado – e a expetativa de queda nos próximos tempos, podem estar a tornar o setor de arrendamento menos atrativo para os proprietários.
Em termos regionais, as instruções dos proprietários têm caído em Lisboa e no Algarve, enquanto no Porto se têm mostrado estáveis. Por seu lado, as rendas devem cair nas três regiões.
“O inquérito de Julho aponta para sinais ainda muito preliminares de uma tendência para a estabilização no mercado de compra e venda, embora a atividade no mercado de arrendamento esteja a abrandar, com as novas instruções por parte dos proprietários a caírem tal como as rendas.”, afirma Josh Miller, Economista Sénior do RICS.
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.