No mês de Julho de 2013 o número de fundos imobilários cresceu de 253 para 254, o que, segundo os dados da APFIPP, se ficou a dever ao lançamento de um fundo de investimento imobiliário fechado, o “ImoValorCA – F.E.I.I.F.”, da gestora Selecta.
Precisamente a gestora Selecta, que tem sob "alçada" 10 fundos imobiliários, foi a gestora que mais cresceu no mês de Julho comparando com o mês anterior. A Selecta conseguiu um crescimento de 16,8% no mês em análise, e também em valores absolutos foi a que conseguiu uma maior variação de Julho para Junho: 57,7 milhões de euros.
Já no que diz respeito ao período desde o início do ano até Julho, a Selecta arrecada um crescimento positivo de 9,3%, mas a “vencedora” em termos percentuais é a Libertas, que cresceu 28,3% desde que 2013 começou. Quando falamos em valores absolutos o destaque vai para a Interfundos, que para além de ter o maior volume de activos sob gestão, é também a gestora que mais cresceu em termos absolutos desde o início do ano (295,7 milhões de euros).
Melhor rendibilidade em fundo de acumulação
A categoria de fundos que mais cresceu em Julho foi a dos fundos de reabilitação, que obteve uma variação de 2,2%, acumulando 64,6 milhões de euros no mês em análise. No entanto, são os fundos de Investimento Imobiliário para o arrendamento Habitacional (F.I.I.A.H.'s) os que conseguiram uma maior ascensão desde que 2013 teve início. De sublinhar é, no entanto, que tal como acontecia em Junho, os fundos fechados continuam a ser os que têm maior volume de activos sob gestão, com 6.421,0 milhões de euros em Julho.
Nos 24 fundos considerados pela APFIPP, o fundo Caixa Agrícola Património Crescente, gerido pela Square Asset Management, e pertencente à categoria dos fundos de Acumulação, foi o que conseguiu uma melhor rendibilidade nos últimos 12 meses de 3,45%. Este retorno consegue mesmo superar a rendibilidade média da própria categoria a que pertence, que foi de -2,93%.
A segunda melhor rendibilidade efectiva nos últimos 12 meses pertence ao Fundiestamo I, gerido pela Fundiestamo e pertencente à categoria dos Fundos Fechados. 3,27% foi o retorno efectivo nos últimos 12 meses gerado por este fundo.
Fonte: Funds People Portugal
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.