16 setembro 2013

The Edge Group cria Small para requalificar zonas comerciais de bairro


O grupo vai replicar o conceito Small, reabilitando espaços comerciais em bairros e zonas residenciais. O primeiro projeto, em Lisboa, vai ser anunciado em breve.

É com frequência que encontramos espaços devolutos nas cidades, alguns que resultaram de centros comerciais menos bem-sucedidos, mas que ficam localizados, muitas vezes, em bairros chiques, próximas de zonas residenciais de qualidade. O The Edge Group quer investir na recuperação de alguns destes espaços, dando-lhes vida através da criação de um mix comercial entre lojas tradicionais e de conveniência, com cafés, restaurantes, equipamentos culturais e de lazer.

José Luís Pinto Basto, CEO do The Edge Group, contou as novidades do Small, “um conceito inovador que pretende recuperar, aproveitar e requalificar zonas comerciais de bairro, revitalizando espaços nos centros das cidades já existentes e viabilizando bairros periféricos”. Aliado à requalificação dos espaços, o conceito tem como ambição tornar os Small “espaços de bairro auto- sustentáveis, do ponto de vista de serviços como sapateiros, farmácias, florista, lavandaria”. 

Este projeto alicerça-se no facto de as pessoas procurarem cada vez mais a proximidade do trabalho e da residência para estarem com os amigos, fazerem as compras, resolver pequenas tarefas, sem perder as vantagens da oferta de lojas.

O primeiro espaço que vai obedecer ao conceito Small, que será anunciado para breve, localiza-se na zona de Sete Rios, em Lisboa, e vai assumir-se como um projeto piloto para testar este conceito. Neste caso o projeto resulta da reconversão de um espaço comercial, embora o objetivo seja criar mais áreas abertas. Contudo, Pinto Basto adverte que o conceito está a ser desenvolvido também para espaços ao ar livre, mais flexíveis, como praças, ruas ou bairros.

No caso do projeto em Lisboa – cuja obra de reconversão estima possa iniciar-se dento de nove meses – tem prevista a instalação de um supermercado de pequena dimensão, um conjunto de lojas essenciais como a lavandaria, costureira, sapateiro e uma componente de restauração. Contudo, “parte do espaço será ocupada por um centro cívico, onde as pessoas podem estar a conversar, de forma a combater o isolamento da vida urbana, e que terá áreas específicas destinadas a crianças e a idosos”, esclarece.

Uma das componentes previstas para o primeiro projeto é um auditório, destinado a ser preenchida com um programa cultural.

Associar ao projeto os lojistas da comunidade é a intensão do promotor, considerando que esta relação poderá ser vantajosa para todos. Este facto tem em conta que também o comércio tradicional está agora mais aberto às novidades e ao prolongamento dos horários de funcionamento.

Para além deste conceito inovador, o The Edge Group está a investir na construção dos centros comerciais Forte Center, em Carnaxide, e do Setúbal Center, tendo estabelecido uma parceria com a Sonae Sierra para a gestão e comercialização dos espaços.

A criação da parceria Edge Berggruen com o milionário norteamericano, Nicolas Berggruen, anunciada em meados deste ano, está em desenvolvimento tendo em estudo propostas de aquisição de 1,5 mil milhões de euros em ativos, relacionada com apenas sete operações.

O objetivo da parceria é o de investir mil milhões de euros no final do primeiro ano na compra de ativos imobiliários em dificuldades de recuperação, que serão rentabilizados e, posteriormente, vendidos.

Fonte: Público

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