26 outubro 2013

Promoção menos especulativa


Estudo da Jones Lang LaSalle revela que promoção está menos especulativa e mais vocacionada para soluções build-to-suit e owner-occupie.

A actividade de promoção nos principais mercados logísticos europeus tem registado uma tendência de crescimento ao longo dos últimos trimestres, atingindo o seu nível mais elevado desde os mínimos alcançados em 2008.


Contudo, o research desenvolvido pela Jones Lang LaSalle revela que, embora os volumes de promoção tenham aumentado, o tipo de projectos actualmente promovidos é bastante diferente do que aconteceu no anterior ciclo de mercado.

Este estudo mostra que, antes de 2008, a promoção que existia tinha uma forte componente especulativa o que trouxe um elevado fluxo de novos espaços para o mercado e resultou no crescimento dos volumes de oferta. Contudo, na actualidade, a promoção está a ser impulsionada pelos projectos desenvolvidos à medida (build-to-suit) ou desenvolvidos pelo proprietário-ocupante (owner-occupier). Dos cerca de sete milhões de m² de espaços de logística em construção na Europa, a Jones Lang LaSalle estima que mais de um terço está a ser construído pelos proprietários-ocupantes, enquanto cerca de 55% do pipeline está já pré-arrendado.

O director da Pan EMEA Industrial Capital Markets da Jones Lang LaSalle, Philip Marsden, explicou que “a promoção especulativa totaliza cerca de 10% de toda a área em promoção, o que totalizava cerca de 700.000 m² no início deste trimestre. Mais de metade desta área – 400.000 m² - está concentrada em Moscovo e São Petersburgo, nos quais as taxas de disponibilidade estão perto de 0%. Por isso, o efeito líquido nos níveis de oferta continua a ser bastante limitado”.

Fonte: Magazine Imobiliário

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