04 novembro 2013

Subsídio Municipal ao Arrendamento vai beneficiar 88 inquilinos de Lisboa


Quase 90 pessoas “em iminência de perder” a sua habitação vão beneficiar do Subsídio Municipal ao Arrendamento criado pela Câmara de Lisboa. A expectativa da vereadora da Habitação, Paula Marques, é que a primeira mensalidade do subsídio seja entregue durante este mês de Novembro.

As candidaturas a este programa de apoio, criado durante o anterior mandato autárquico, começaram a 2 de Setembro e terminaram nesta quinta-feira. Durante esse período 953 pessoas registaram-se na Internet, mas apenas 390 acabaram por formalizar a candidatura, que só podia ser feita online.

Segundo adiantou a vereadora da Habitação 88 dos pedidos recebidos pela Câmara de Lisboa estão em condições de ser aprovados. Paula Marques acrescenta que o Subsídio Municipal ao Arrendamento tem “um leque de abrangência muito grande”, dirigindo-se no essencial a pessoas “em iminência de perder as suas habitações por razões várias”.

Entre essas razões contam-se a existência de penhoras da Autoridade Tributária e Aduaneira sobre as casas ou de acções judiciais de despejo, reduções nos rendimentos dos agregados familiares iguais ou superiores a 35% por desemprego de um dos seus elementos. Puderam também candidatar-se ao subsídio municipal inquilinos que viram a renda da sua casa aumentar por força da nova lei das rendas e que não têm “capacidade de solvência”.

Paula Marques admite que alguns dos autores das 302 candidaturas que foram formalizadas mas não validadas pela autarquia possam vir, no futuro, a beneficiar deste subsídio ao arrendamento, caso os processos sejam concluídos com sucesso.

Este apoio da Câmara de Lisboa é atribuído durante um ano e cobre um terço da renda mensal, renda essa que não pode ultrapassar os 826 euros. Assim sendo, a autarquia, que em 2013 consagrou uma verba de 2,5 milhões de euros para este programa, pagará um valor máximo de 275 euros mensais a cada beneficiário.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.