11 dezembro 2013

A sua empresa tem uma estratégia imobiliária?


A sua empresa tem uma estratégia imobiliária?
Numa época de grandes mudanças, o impacto da globalização e o aumento da pressão financeira irá provocar maiores e mais rápidas alterações ao longo da próxima década.
Existe por isso a necessidade de adaptação rápida e eficaz à nova realidade. Nesse âmbito e tendo em conta que os ativos imobiliários representam, regra geral, um dos três maiores custos no balanço das empresas, torna-se fundamental ter uma estratégia imobiliária assertiva que possa gerar poupanças e melhorar a produtividade dos colaboradores.


Na verdade, é recorrente observar que a gestão dos ativos imobiliários de grandes empresas é feita de uma forma desconexa, desfasada e, na grande maioria dos casos, desenquadrada dos objetivos estratégicos.

Este desenquadramento tem reflexos a médio prazo e pode mesmo comprometer a sustentabilidade das empresas.

Embora pouco reconhecido, a gestão de competências imobiliárias vai muito além do conhecimento do mercado e da gestão das necessidades operacionais. Como meio de suporte à atividade da empresa, deverá ter-se em conta não só estas duas vertentes, mas também outras como a rentabilidade dos colaboradores, a rentabilidade do espaço, a eficiência e enquadramento dos ativos, os objetivos de médio e longo prazo da empresa ou mesmo o enquadramento fiscal dos imóveis.

A gestão das várias competências multidisciplinares do imobiliário, quando bem-feita, representa, em todos os casos, um beneficio amplamente superior ao custo de obtenção dessas competências, razão pela qual as grandes empresas deverão olhar para os seus ativos de uma forma analítica, profissional e criteriosa.

Por João Sacadura, Consultor Corporate Solutions da Jones Lang LaSalle

Fonte: Público

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