28 dezembro 2013

Lisboa concentra pedidos de licenciamento de mediadoras


O mercado imobiliário respira com maior vivacidade, tenta dia a dia dinamizar-se e reinventar-se chamando a si novas soluções e novos agentes. Na sequência da entrada em vigor, no dia 1 de março, da Lei n.º 15/2013, de 8 de fevereiro, que estabelece o novo regime legal da atividade de mediação imobiliária, o mercado refletiu essas alterações com o aumento do número de pedidos de licenciamentos. 

Em termos agregados, no período decorrente de outubro de 2012 a setembro do ano corrente, ou seja, nos últimos doze meses registaram-se em média cerca de 30 licenciamentos no âmbito mensal. 

A atratividade dos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal e Faro enquanto pólos urbanos, demográficos e turísticos é bastante evidente gerando ainda alguma capacidade de atração de novos investimentos de âmbito nacional e internacional. 

Nos últimos 12 meses, entre outubro de 2012 a setembro de 2013, estima-se que tenham sido emitidas aproximadamente 355 novas licenças AMI, das quais cerca de 28% estavam concentradas no distrito de Lisboa (com cerca de 98 novas empresas de mediação imobiliária), 16% no distrito do Porto (com 57 ocorrências) e 14% no distrito de Faro (com 48 ocorrências). Nos restantes distritos, numa análise transversal, a generalidade continua a demonstrar ter conseguido "angariar", pelo menos, uma nova empresa de mediação imobiliária, sendo de ressalvar, todavia, Évora e Guarda onde não se verificou o ingresso de novos atores no mercado. 

Fonte: Gabinete de Estudos da APEMIP /Expresso

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.