A consultora imobiliária CBRE revelou os resultados relativos ao ano de 2013 e apresentou também as perspetivas para 2014. Segundo Francisco Horta e Costa, Director Geral, “Estamos muito satisfeitos com os resultados do ano passado, tendo crescido significativamente em várias áreas de negócio. Mantivemos um nível de faturação muito elevado em áreas como a agência de retail ou as avaliações, o que demonstra bem a confiança que os nossos clientes continuam a depositar na equipa da CBRE.” “Assessorámos transações de investimento importantes, como a plataforma de logística da Chronopost no Norte, assim como vendemos vários ativos para reabilitação no centro de Lisboa, um dos quais na Avenida da Liberdade.
Em nota de imprensa enviada ao IMOnews Portugal, a CBRE informa que o ano de 2013 foi também um ano muito importante, uma vez que demos um novo impulso a duas áreas estratégicas do nosso negócio, o Property & Asset Management e o Building Consultancy, com o objetivo de aumentar nossa faturação nas áreas não transacionais, e que já estão a dar resultados, sendo disso exemplo o facto de um grande investidor Alemão (a Deka Immobilien) nos ter confiado a gestão de um centro comercial em Torres Novas, o TorreShopping”, conclui.
A área de negócios de Capital Markets, dedicada à assessoria na compra e venda de imóveis de rendimento, atuou na venda de diversos activos como a plataforma logística da Chronopost (considerado o negócio mais importante do ano no sector Industrial & Logística) e a transacção de dois escritórios na zona prime de Lisboa com investidores privados, um proveniente da China e outro do Brasil.
A área de negócio de Development, que se dedica à venda de terrenos e edifícios para reabilitação, registou em 2013 uma subida na faturação de 22%, tendo vendido, entre outros, um edifício na Avenida da Liberdade destinado à construção de um Hotel, bem como um edifício na Rua da Prata e de outro na Rua do Carmo, ambos para reabilitação residencial, a um fundo nacional e a um investidor Brasileiro, respetivamente.
Depois de um excelente ano em 2012, a equipa de agência de Retail continuou em alta em 2013, sendo uma das áreas de negócio da CBRE com faturação mais significativa, tendo registado um crescimento de 9% relativamente ao ano anterior. É de salientar a intervenção da CBRE em transações como a venda das instalações do supermercado do El Corte Inglès no Restelo (Supercor), o arrendamento de 6.000 m2 em Portimão ao Continente, e os arrendamentos das lojas da Rimowa e Torres Joalheiros na Avenida da Liberdade. O departamento de Retail foi ainda responsável pelo arrendamento das lojas das Havaianas e Stradivarius no Chiado e da Massimo Dutti no Funchal. Os negócios concretizados no comércio de rua representaram 58% da facturação deste departamento, sendo os restantes formatos responsáveis pelos remanescentes 42%.
A agência de Escritórios concluiu várias transacções relevantes, tais como, a representação da Oracle na renegociação das condições comerciais e contractuais no Lagoas Park, da Towers Watson no arrendamento de 1.200m2 no edifício Liberdade 245 e da Glen, no arrendamento de 1.900m2 no edifício Duarte Pacheco 7 a uma empresa do sector financeiro. Actualmente, esta equipa tem a seu cargo a comercialização em exclusivo e co-exclusivo de cerca de 40.000m2 de escritórios, incluindo a Torre Ocidente (junto ao Centro Comercial Colombo), o edifício Liberdade 252, o edifício Liberdade 249 e o D. Diniz Offices & Services na Quinta da Fonte.
O departamento de agência Industrial e Logística teve o maior destaque em 2013, com um crescimento da faturação de 136% face ao período homólogo e a colocação de uma área de aproximadamente 25.000 m². Das principais transações destacam-se a colocação da espanhola Coviran em Mem-Martins com 9.800 m², a colocação da Trucking no Centro de Distribuição de Alverca com 4.600 m² e da Jerónimo Martins com 4.350 m², no Centro Empresarial do Freixieiro. De referir, a venda da antiga sede da multinacional alemã BASF em Cabra Figa, com cerca de 2.200 m² de área de construção, a uma empresa nacional do sector industrial e o grande envolvimento deste departamento, na venda da Plataforma logística da Chronopost, com 8.200 m2, a um Fundo imobiliário nacional.
O departamento de Avaliações estabeleceu, em 2013, um novo recorde em termos de faturação e volume de trabalho. É sem dúvida um dos departamentos mais fortes da CBRE, tendo avaliado cerca de 4.000 imóveis, no valor total de cerca de 12.000 milhões de euros.
A equipa de Building Consultancy (Arquitetura e Project Management) também obteve um crescimento muito relevante com uma subida de 88% comparativamente a 2012, tendo como principais projetos, uma Due Diligence técnica das instalações da Werfen, bem como, trabalhos de Project Management para empresas como a farmacêutica Lilly, a empresa de recursos humanos Towers Watson, a NOV (National Oilwell Varco) e a Explorer Investments.
A área de negócio de Property & Asset Management (Gestão de Ativos Imobiliários), uma grande aposta da CBRE, manteve os seus projetos de gestão, dos quais se destacam o Edifício Neopark e alguns edifícios do Arquiparque, e ganhou a instrução de Gestão do Centro Comercial TorreShopping, propriedade do fundo alemão DEKA Immobilien, com efeitos a partir do dia 1 de Janeiro de 2014.
A área de negócio de Research e Consultoria, esteve muito focada em estudos de consultoria de projetos em Angola e prestou diversos serviços de Asset Management a proprietários nacionais.
A CBRE foi ainda galardoada em 2013 com o prémio do Euromoney da “Melhor Consultora Imobiliária” e venceu pela sétima vez consecutiva o prémio de “Melhor Consultora do Ano” da revista Construir.
Para Francisco Horta e Costa, “o nível de atividade verificado no segundo semestre de 2013 permite-nos encarar 2014 com optimismo, dado o fluxo de negócios entretanto gerado e que deveremos concluir no primeiro semestre deste ano. Estes negócios envolvem principalmente a venda de vários imóveis na cidade de Lisboa para rendimento ou reabilitação e promoção, e totalizam cerca de 100 milhões Euros. Os compradores são quase todos estrangeiros, oriundos de países como os EUA, China, Brasil e Suíça. É de salientar a entrada de capital Chinês, não só devido aos Golden Visa, mas também à entrada no nosso mercado de grandes empresas chinesas como a China Three Gorges e a Fosun, acompanhadas de bancos chineses e que ajudaram à abertura deste mercado”. ”Estamos também entusiasmados com a nossa área de Property & Asset Management, onde esperamos ganhar mandatos de gestão de imóveis de grande dimensão, quer em escritórios, quer em centros comerciais, relançando definitivamente esta nossa área de negócio. Não prevemos que o mercado de arrendamento de escritórios registe grandes melhorias, dado que este mercado demora a refletir o crescimento verificado na economia”.
“De uma forma geral sentimos que os níveis de confiança são agora mais elevados, mas é preciso gerir este otimismo com moderação, dado que a nossa economia ainda apresenta fragilidades que vão demorar tempo a debelar.”, conclui.
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