O ciclo da dívida e da construção além das necessidades gerou uma crise que durou, no mínimo, 7 anos.... no pressuposto que 2014 marca o seu fim!
Em Janeiro de 2007, a conferência em Paris da ULI – Urban Land Institute resumia num título excecionalmente bem escolhido: “If 12 o’clock is the top of cycle, we are at five or ten minutes to 12”, numa conhecida alusão à fabula da Cindarela. Ou seja, os avisos do fim do sonho que desabou em Setembro de 2008 estavam à muito feitos.
O que se seguiu é conhecido, mas apenas dar conta que a destruição foi tanta entre os “players” do mercado imobiliário, que sete anos se passaram desde a Conferência da ULI até ao momento presente, de expectativa mais positiva.
Mas a natureza é maravilhosa e nunca nos deixa de surpreender na sua capacidade de renovação. Neste processo de renascimento, surge um novo mercado imobiliário. Pequeno, frágil, intrigante, desagregado. Com atores que desconhecíamos. Famílias que sem alternativas de capital despertam para a reabilitação urbana. Arquitetos que desafiam a sua profissão promovendo muitas pequenas montagens de negócios. Uma nova classe média chinesa que descobre o nosso país, finalmente dando um raio de sol a uma floresta à muito soterrada pela poeira.
Não há dúvida de que são rebentos verdes que hoje nascem, frágeis, inesperados, imprevisíveis. Sem capital disponível, regressa o arrendamento, as parcerias entre quem tem edifícios e quem sabe fazer. Redescobrem-se os centros das cidades.
É neste contexto que se explicam mais 40 candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. A demonstrar que existe vida, atividade dispersa, a florescer. Ficamos muito satisfeitos em poder dar luz e demonstrar onde estão os novos operadores, que a uma nova escala fazem um novo mercado.
É também com este espírito de descoberta que surge a iniciativa da Semana da Reabilitação Urbana. Agregadora, promovendo parcerias, promovendo os centros das cidades, iluminando os novos atores deste novo mercado imobiliário que renasce. Um centro de encontro de parcerias, de encontro de resistentes do passado com novos profissionais, promovido pela Vida Imobiliária e Promevi.
Em Lisboa, de 19 a 26 de março de 2014, fica o convite para testemunhar este milagre da natureza que se chama Semana da Reabilitação Urbana!
Por António Gil Machado, Diretor da Vida Imobiliária, sócio da Confidencial Imobiliário e Diretor IPD para Portugal e Brasil.
Fonte: Público
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.