09 junho 2014

O paraíso está a 45 minutos de Lisboa


O paraíso está a 45 minutos de Lisboa
“Pretendemos posicionar Tróia não como um destino de luxo mas sim como um destino exclusivo que permite viver experiências únicas”, quem o diz é João Madeira, Diretor Geral do TROIA RESORT. Esta zona turística continua a crescer a grande escala, sem que se possa falar em massificação e mantendo sempre a sua identidade. Saiba mais sobre este destino que é cada vez mais uma referência do turismo em Portugal graças aos 486 hectares que o TROIA RESORT tem para oferecer, a apenas 45 minutos de Lisboa.

No ano passado referiu que o TROIA RESORT iria, este ano, alargar a sua oferta ao ecoturismo e ao desporto. Quais são essas novidades que o empreendimento da Sonae Turismo nos traz a partir este ano?
No segmento de desporto, estamos a concluir o projecto do futuro centro de estágios de Tróia, prevendo iniciar a construção ainda durante o ano de 2014.
No ecoturismo e no âmbito da Tróia-natura, concluímos no final de 2013 o Catálogo de Actividades de Ecoturismo no Estuário de Sado. Este catálogo está agora a ser a base de trabalho para a apresentação dos vários produtos aos nossos Clientes e operadores deste sector, pois acreditamos que esta é uma área onde nos diferenciamos de outros destinos turísticos.
Ainda neste âmbito, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), vamos continuar a colaborar no desenvolvimento e crescimento da Observanatura - evento dedicado ao Turismo de Natureza que já vai na sua 5ª edição - tendo como objectivo ajudar a posicioná-lo como uma referência ao nível Europeu, neste segmento.

Que contributos o TROIA RESORT tem dado ao nível da promoção de Tróia e crescimento do turismo nesta zona? Que metas querem ver alcançadas nos próximos anos no que diz respeito à recuperação e requalificação da região?
Esta tem sido uma área em que o TROIA RESORT tem realizado um enorme esforço e investimento e cujos resultados começam a surgir. 
No mercado nacional, apostamos no desenvolvimento de acções e programas de animação, nomeadamente, para famílias, e na realização de eventos durante todo o ano. São exemplos o Fim de Ano Azul 2013, que reuniu mais de 20 mil pessoas no Estuário do Sado ou o Mercado Romano de Tróia que, em Abril, trouxe às Ruínas Romanas de Tróia mais de 4 mil visitantes.
Gostaria ainda se destacar o facto de muitas destas iniciativas serem o resultado de um trabalho em parceria com entidades como os Municípios de Grândola e Setúbal.
Outro contributo que estamos a dar, nomeadamente para a oferta de actividades e eventos em Tróia e na região, ao longo de todo o ano, é a criação do que designamos como Agenda ON TROIA. Esta agenda inclui um calendário de eventos anual activado em torno de 5 eixos - Ambiente, Desporto, Gastronomia, Cultura e Crianças – onde se enquadram todas as iniciativas realizadas para dinamizar o destino. Como exemplos, para além do Mercado Romano atrás referido, destacamos a 3ª edição dos Encontro em Tróia, realizada em Março passado e que, este ano, foi dedicado às Memórias da Arrábida. 
No plano internacional, em acções de promoção exclusiva do TROIA RESORT ou em conjunto – nomeadamente, com o Turismo do Alentejo, a Agência Regional Turística do Alentejo, o Turismo de Portugal ou a Associação Portuguesa de Resorts – temos vindo a fazer um trabalho muito intenso de divulgação do destino e promoção da oferta que Tróia, o Alentejo e Portugal tem disponível para todos os que nos visitam.

O TROIA RESORT tem vindo a consolidar o seu crescimento todos os anos e esta zona turística é cada vez mais uma referência no turismo nacional. No entanto, continua a ser uma zona de elites e pouco massificada. O objectivo é continuar a apostar num turismo de luxo, onde podemos encontrar calmaria e qualidade de vida, ou, com o tempo, Tróia poderá tornar-se “a nova Algarve” em Portugal?
Pretendemos posicionar Tróia não como um destino de luxo mas sim como um destino exclusivo que permite viver experiências únicas.
A sua localização - a menos de uma hora de Lisboa – constitui uma das suas grandes vantagens, mas o acesso por barco através da Atlantic Ferries confere-lhe um apreciado isolamento e uma localização geográfica privilegiada que mantém este local livre de trânsito, onde prima a segurança. 
Esta nova Tróia vai assim continuar a crescer, a ganhar escala – o que é diferente de massificar – mantendo sempre a sua identidade.

Quais as principais potencialidades deste destino? O que faz de Tróia um destino turístico único em Portugal?
Destacam-se a qualidade das suas infra-estruturas e a sua concentração e integração de serviços e valências. Em mais nenhum destino do nosso país, é possível encontrar tantos e tão diversos pontos de interesse - uma oferta diversificada de turismo residencial e de hotelaria, um campo de golfe, uma marina, praias, as Ruínas Romanas de Tróia, espaços comerciais, áreas desportivas, espaços para congressos e um casino – todos concentrados num só local.
A envolvente natural do destino é outro dos actores diferenciadores do TROIA RESORT uma vez que permite aos nossos visitantes participar em actividades como a observação de golfinhos, passeios pedestres ou de bicicleta e enriquecer a sua experiência.
Um terceiro vector muito importante é a localização, nomeadamente a proximidade com Lisboa que nos posiciona de uma forma muito competitiva com outros destinos turísticos.
Importante ainda referir a segurança que a Sonae Turismo transmite a todos os que já investiram e aos futuros investidores, quer na aquisição de segunda habitação quer, como referimos, numa óptica de investimento ou utilização.

Que balanço pode já ser feito de 2014 e quais as expectativas para o resto do ano? Com a recuperação económica que se prevê para Portugal e para a Europa, 2014 será um ano forte para o TROIA RESORT?
O primeiro balanço, considerando já dados preliminares dos primeiros 4 meses de 2014, é positivo, o que vai ao encontro das perspectivas com que iniciámos o ano: mantermos o ciclo de crescimento sustentado que o TROIA RESORT tem registado desde a sua abertura.
Para dar resposta a estas perspectivas e com o intuito de aumentar e melhorar a nossa resposta, introduzimos o conceito TROIARESIDENCE. Este novo conceito vai englobar toda a oferta de alojamento dos Apartamentos Turísticos e Beach Houses do TROIA RESORT e de uma forma integrada maximizar os esforços de promoção e comercialização destes produtos turísticos.
No Turismo Residencial, continuamos a assistir a um grande interesse de cidadãos de mercados internacionais, como o França, Rússia, Escandinávia, China e Brasil.

A estratégia de internacionalização do Tróia Resort tem dado especial foco, este ano, à Rússia, Alemanha, Bélgica, Suécia e França. Porquê a escolha destes mercados? De que forma têm corrido os eventos e acções de promoção nestes países?
Estes são os marcados que consideramos terem maior ligação a Tróia e à oferta que disponibilizamos.
Os resultados têm sido bastante positivos. Em 2013, o número de turistas estrangeiros que visitou o TROIA RESORT quase duplicou, sobretudo dos mercados Francês, Espanhol e Escandinavo.

Os Golden Visa estão a atrair principalmente investidores Chineses, Russos, Brasileiros e Angolanos. Que impacto este programa está a ter nas vendas do imobiliário turístico do Tróia Resort?
As vendas de Turismo Residencial resultam sobretudo da qualidade da oferta e da segurança do investimento que distingue o TROIA RESORT.
2013 foi um ano positivo a este nível, com a concretização de mais de 50 vendas, fruto dos atributos atrás referidos e do esforço comercial e de promoção que temos realizado.
A competitividade da nossa oferta, nomeadamente do produto de Rendimento Garantido - assegurado através da exploração turística das nossas unidades e que nos permite oferecer um retorno mínimo de 6%, sobre o valor de aquisição do imóvel, durante 3 anos - também contribuiu para estes resultados.

Fonte: Revista Pontos de Vista

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