30 julho 2014

Estrangeiros ganham peso na compra de segunda habitação no Algarve


Apartamentos Rodrimar, Albufeira
Nos últimos anos, o mercado estrangeiro tem vindo a ganhar maior peso na compra de casas para segunda habitação no Algarve, diz Reinaldo Teixeira, administrador da Garvetur. 
Para Reinaldo Teixeira, conhecedor profundo do mercado imobiliário e turístico do Algarve, o Algarve "é um destino muito competitivo e com elevada qualidade de vida", sendo "certamente um dos melhores destinos do mundo relativamente aos preços". 

No mercado de segunda habitação, o administrador da Garvetar considera que "o mercado estrangeiro tem vindo a ganhar maior peso nas compras efetuadas face ao mercado doméstico", defendendo que "a qualidade do imobiliário na região e outras vantagens como o clima, o ambiente, a proximidade e as acessibilidades" têm colocado a região do Algarve na "primeira linha, com amplos fatores diferenciadores, no âmbito de um produto exportador por excelência", como é a segunda habitação. 

De acordo com este profissional, os destinos de proximidade, sobretudo Europeus, "continuam a ser importantes, sendo a procura variada por parte dos mercados onde a marca Algarve é fortíssima". 

Também o programa lançado pelo Governo para a concessão de benefícios fiscais ao abrigo do estatuto de Residente Não Habitual, tem atraído compradores estrangeiros para o Algarve. Ressalvando que "embora a subida seja generalizada em termos de procura", Reinaldo Teixeira considera que a "procura pelo residente não habitual francês se tem destacado". Já no que concerne o Golden Visa, o administrador da Garvetur sublinha que "o maior peso deste mercado continua a ser em Lisboa, com investidores que são preferencialmente oriundos da China". 

Para Reinaldo Teixeira, estas duas medidas são "obviamente positivas para setor do imobiliário turístico e de segunda residência", mas, antes de mais, "criaram um clima de maior confiança dos mercados para investir em Portugal", o que é especialmente salutar para o Algarve, que confirmando "a sua forte competitividade neste segmento, é um dos destinos nacionais preferenciais dos investidores, a par de Lisboa". Por outro lado, entre os empresários, "foram encaradas como uma oportunidade e um impulso para a retoma que se perspetivava". 

Apesar da crescente atividade entre os estrangeiros na compra de segunda habitação no Algarve, Reinaldo Teixeira considera que "o mercado interno continua a ser um dos mais expressivos para os vários segmentos turísticos" da região. Na sua opinião, este será o ano em que "se vão abrir mais janelas de oportunidades de negócios e investimento" para os portugueses interessados em comprar casa no Algarve. Uma destas bolsas de oportunidade pode advir dos imóveis da banca", que a Garvetur integra, entre outros ativos, no seu portefólio de comercialização. Por "um lado há um clima de maior confiança", diz Reinaldo Teixeira, e por outro "as instituições financeiras estão a criar de novo condições de crédito mais atrativas e há maior facilidade no acesso ao crédito", considera.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.