07 outubro 2015

Mais de 200 mil casas à venda no SIL


Abre hoje as portas a 18ª edição do SIL, que reúne uma oferta de mais de 200 mil casas e que espera 45.000 pessoas até dia 11, domingo. Pela primeira vez, no primeiro dia do certame, a entrada é gratuita para os visitantes. De acordo com a organização do SIL- Salão Imobiliário de Portugal este acesso gratuito aos visitantes no primeiro dia do certame, hoje 7 de outubro, pretende dar oportunidade de “ter uma antevisão” e “abrir o apetite”, sendo algo inédito em 18 anos de realização desta feira.


Por isso, e num ano em que “temos um setor mais otimista”, nas palavras de Sandra Fragoso, gestora do SIL, as expectativas são positivas e a organização do evento, nomeadamente a FIL, estima que cerca de 45.000 pessoas visitem esta 18ª edição da feira de imobiliário, que se realiza entre hoje e domingo no Pavilhão 3 da FIL no Parque das Nações, em Lisboa, decorrendo um ano mais em simultâneo com a Intercasa, o Lisboa Design Show e o Vintage Festival. 

O evento reclama para si ter “a maior oferta do setor imobiliário no país”, contabilizando mais de 200 mil casas reunidas no espaço onde marcam presença 250 expositores. Parte destas casas estará também integrada na Bolsa de Arrendamento, um “oferta concertada de imóveis”, que além de habitação, compreende imóveis de escritórios, lojas e armazéns de norte a sul do país. Na componente habitacional, a oferta desta Bolsa de Arrendamento integra desde T0 a T8, incluindo quer apartamentos quer moradias. Conforme explica a organização, esta iniciativa traduz-se numa “base de dados disponível para consulta e encaminhamento dos visitantes para os stands dos expositores, cuja oferta lhes interessa”. 

Também a comprovar o foco no consumidor final de imóveis, a nova edição do SIL vai ter um espaço lúdico e de animação dedicado às famílias, iniciativa conjunta do SIL e da Century 21, que é patrocinador do evento. De acordo com a organização, trata-se de abordar “temas ligados à vida das famílias naquele que é o seu ponto âncora mais importante – as suas casas –“, com o objetivo de transmitir conhecimentos que permitam “tornar as suas habitações mais acolhedoras e funcionais. Gastronomia, arquitetura, literatura, humor, exercício físico, saúde mental e física, nutrição, Feng Shui, decoração, sustentabilidade ambiental e segurança infantil serão algumas das temáticas abordadas neste espaço denominado “Festa da Família”. 

Também de forma permanente, o stand da Architect Your Home vai disponibilizar o espaço “Pergunte aos Arquitetos”, onde será disponibilizado aconselhamento gratuito, com os arquitetos e designers desta empresa, para “quem pretende comprar ou melhorar a casa” 

Expositores crescem 45% 
Também a nível do número de empresas e entidades presentes no SIL, os números são positivos, com um crescimento de cerca de 45% (250 expositores) face aos 172 expositores registados no ano anterior, segundo números avançados pela organização. Além de diversos projetos e oferta de imobiliário de turismo e de lazer, o leque de expositores do SIL inclui mediadores, promotores e urbanizadores, Banca, seguros e fundos imobiliários; cidades, municípios e agências de promoção regional; empresas de construção e obras públicas, de reabilitação urbana; de serviços, gabinetes de arquitetura, estudos e projetos; e empresas de gestão e administração de condomínios, entre outros. 

Conferência e entrega de Prémios SIL marcam primeiro dia 
O dia de hoje será marcado pela realização da Conferência SIL, dedicada às oportunidades e dificuldades que se impõem ao setor imobiliário e que integra também a sessão solene de abertura da feira. Esta última contará com as intervenções de Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa; com Nuno Fernandes Thomaz, Vice-presidente da Comissão Executiva da CGD; com Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP; e Luís Lima, presidente do Conselho Estratégico do SIL. Manuel Salgado, Vereador da CML; Vítor Reis, presidente do IHRU e Fernando Silva, presidente do IMPIC são também oradores na conferência de arranque do SIL, que terá lugar a partir das 14h30 no Auditório Multiusos. Outro evento que marca a agenda deste dia inicial é a Cerimónia de entrega dos Prémios SIL do Imobiliário, que terá lugar naquele mesmo espaço a partir das 20h00. Nos restantes dias da feira, destacam-se o Encontro Nacional de Vendas Century 21, no dia 8 de outubro, o Seminário Nacional da APEMIP, na sexta-feira (9 outubro) e os leilões imobiliários a realizar-se nos dias 10 e 11 de outubro. Dois desses leilões integram imóveis detidos pela CGD e o terceiro é promovido pela Direção Geral do Tesouro e Finanças. 

APPII e Vida Imobiliária apresentam Guia da Promoção Imobiliária
Será amanhã, quinta-feira, pelas 18h00, o evento de lançamento da edição 2015 do Guia da Promoção Imobiliária, uma publicação desenvolvida em parceria pela Vida Imobiliária e pela APPII – Associação dos Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários. O evento é marcado por um cocktail a realizar-se no stand da Caixa Geral de Depósitos, entidade que é patrocinador oficial do SIL.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.