15 janeiro 2016

Rendas. Quanto vão aumentar?


Coeficiente de atualização, que este ano é de 1,0016, nem sempre é adotado. A subida das rendas poderá variar consoante o contrato que assinar. Neste pode estar previsto que o aumento pode ser feito de forma anual. Por exemplo, subir 20 euros todos os anos, ou a situação mais comum é que reflita o coeficiente de atualização publicado anualmente em Diário da República.


Quando o contrato nada refere, a renda pode ser aumentada depois de decorrido um ano de arrendamento e de acordo com o referido coeficiente de atualização. Nesses casos, o senhorio comunica, por escrito e com a antecedência mínima de 30 dias, o valor do coeficiente e a renda dele resultante.

Este coeficiente é definido pelo Instituto Nacional de Estatística com base na taxa de inflação e publicado em Diário da República. Para 2016, o coeficiente de atualização é 1,0016, o que representa um aumento máximo de 0,16%. Feitas as contas, uma renda de mil euros terá, no máximo, um aumento de 1,60 euros. Já uma renda de 500 euros poderá aumentar até 80 cêntimos.

Há casos em que o proprietário poderá optar por não mexer na renda.

Fonte: iOnline

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.