27 fevereiro 2016

“Elevado fluxo de turistas no Porto estimula comércio de rua”


O comércio de rua prime da cidade do Porto está consolidado na Rua de Santa Catarina, no Passeio dos Clérigos e no Quarteirão das Cardosas, estando a evidenciar-se um dinamismo crescente no eixo Mouzinho-Flores. Este eixo é das zonas da cidade, onde se tem verificado um maior número de projetos de reabilitação, destinados em particular a alojamento turístico, permitindo a abertura, no piso térreo, de uma alargada e cosmopolita oferta de restauração, assim como de novas alternativas no campo da moda.


Segundo o relatório "Análise do Mercado Imobiliário", elaborado pela CBRE  que analisa o mercado imobiliário em Portugal em 2015, existem outras lojas, de cadeias nacionais e internacionais, que se estrearam no porto no último semestre do ano como a Ecco, a X-TREME, a Pedra Dura e a Sportino, em Santa Catarina; assim como a Scalpers na zona dos Clérigos. 

Pelo facto de estar inserido na zona prime de comércio do Porto, evidencia-se ainda o reposicionamento do Centro Comercial Gran Plaza, transformado num grande armazém multi-marca (“department store”) com a denominação de Gran Plaza Terminal. 

Deste modo, foram inauguradas mais lojas no centro histórico do Porto do que no ano anterior, o que espelha uma crescente procura, derivada particularmente dum impulso dado pelo setor do turismo. 

"De facto, não só o número de visitantes na cidade cresce significativamente – 2015 foi o melhor ano de turismo no Porto –, como a oferta de espaços que tem sido gerada resulta, em boa parte, da reabilitação de edifícios para uso turístico", afirma Carlos Récio, Diretor para o Retalho na CBRE. 

O aumento da procura refletiu-se nas rendas prime do Porto que, em dezembro de 2015, registaram um crescimento de 17% face ao final de 2014, fixando-se nos 35€/m2 /mês para espaços de aproximadamente 100 m2 .

Baixa do Porto

PERSPETIVAS FUTURAS 

Os principais eixos de comércio do Porto deverão continuar no foco dos retalhistas. Prevê-se que o grupo Inditex coloque em 2016, pelo menos mais uma insígnia nesta zona; também a ourivesaria Anselmo 1910 irá abrir um estabelecimento na zona dos Clérigos. 

No domínio da restauração, o Porto deverá continuar a registar uma procura muito positiva, com a entrada de novas insígnias, numa dinâmica muito própria que não pode ser desassociada da importância do turismo na cidade. 

É expectável uma subida da renda prime, particularmente motivada pela oferta insuficiente de qualidade, levando a que os operadores considerem optar pela aquisição de espaços, ainda por reabilitar, bem localizados.

Fonte: CBRE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.