23 março 2016

Incapacidade de atrair talento e compreender os colaboradores é uma ameaça real para as empresas que precisam de identificar futuras oportunidades imobiliárias


42% das empresas líderes mundiais observam as lacunas do mercado de trabalho e de competências juntamente com as preferências dos colaboradores como um dos principais desafios para as suas operações, de acordo com o mais recente relatório anual European Occupier Survey da consultora imobiliária CBRE.


O estudo, agora no seu sexto ano, questiona os responsáveis pelas decisões imobiliárias de 120 empresas com presença global para compreender os seus objetivos e desafios. Os inquiridos representam maioritariamente empresas com sede na Europa Ocidental e na América do Norte e de vários setores diferentes como: indústria, banca, mercado financeiro, serviços, saúde e ciências da vida.

Segundo Richard Holberton, responsável pelo Research de ocupantes da CBRE EMEA, “Um dos principais custos das empresas – e em muitos casos o maior – é o custo dos seus colaboradores. As empresas cada vez mais pretendem maximizar o retorno do seu capital humano, promovendo espaços de trabalho que permitam a capacidade de escolha, a colaboração e elevados níveis de satisfação dos colaboradores, para atraírem os melhores profissionais e suportarem a marca. Assim, os colaboradores querem ter uma voz – seja para indicar o local onde trabalham, um horário flexível ou uma palavra quanto ao layout do escritório. Ou seja, existe um reconhecimento que o local de trabalho deve providenciar uma experiência de elevada qualidade para aliciar e reter os colaboradores.

Desta forma, não surpreende que 74% das empresas tenham um programa de bem-estar, dois terços veem o trabalho e as competências como fatores importantes nas suas estratégias globais de localização e ainda 67% acreditam que a implementação de uma estratégia de local de trabalho permite uma melhor colaboração com clientes e colegas”.

No local de trabalho é cada vez mais importante o desempenho – tanto de colaboradores como do imobiliário – para o sucesso do negócio. Um elemento central é a relevância dos dados: 75% das empresas identificam as melhorias na precisão da informação como o fator mais importante do suporte às estratégias empresariais de imobiliário e para a identificação de novas oportunidades.

Principais desafios para as operações das empresas

Fonte: CBRE

Independentemente de haver preocupações relativas ao contexto macroeconómico – 58% citam a incerteza económica como o principal desafio – as dúvidas relativas à gestão de custos diminuíram no último ano. 41% das empresas - um número abaixo dos 50% de 2014 – veem este fator como um dos principais desafios no seu negócio.

“Nos anos mais recentes temos assistido a mudanças importantes no que respeita aos fatores de decisão quanto ao imobiliário empresarial. As empresas sobreviveram a uma recessão e conseguiram recuperar, com diferentes ritmos. Durante algum tempo, foi a gestão dos custos o fator dominante, seguido dos desafios relativos ao local de trabalho e ao crescimento. Hoje verificamos que estes fatores são ainda importantes, mas o próximo desafio é mais complexo. As empresas precisam de ajustar políticas para otimizar o desempenho de pessoas e do espaço. Num ambiente em que a incerteza económica continua a ser uma preocupação e em que o imobiliário empresarial procura estar mais alinhada com os objetivos estratégicos do negócio, a necessidade de análise de dados de desempenho precisos e inteligentes irá aumentar”, acrescenta Richard Holberton.

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