23 março 2016

Banco de Portugal exige mais informações sobre imóveis dos bancos


Os bancos vão passar a estar obrigados a disponibilizar mais informação sobre a sua carteira de imóveis ao Banco de Portugal. Com as novas regras, supervisor pode exigir ainda mais dados a instituições com mais exposição ao imobiliário.


Até 15 de Abril próximo, os bancos portugueses e as sucursais de instituições bancárias estrangeiras em Portugal vão ter de enviar ao Banco de Portugal "informação completa relativa à sua exposição, directa e indirecta, ao risco associado ao mercado imobiliário", e, resultado da sua actividade em Portugal e no estrangeiro, no final do ano passado.

A imposição consta do aviso do Banco de Portugal, publicado esta sexta-feira, 18 de Março, em Diário da República, que vem fixar "novas regras e procedimentos" sobre a disponibilização de informação sobre a carteira de imóveis das instituições financeiras.

O reforço das exigências da entidade de supervisão surgem porque "o nível de exposição ao risco imobiliário tem vindo a sofrer um aumento significativo", devido aos imóveis recebidos em reembolso de créditos ou da participação em empresas e fundos de investimento especializados nesta área, justifica o aviso do Banco de Portugal.

A entidade liderada por Carlos Costa recorda ainda que a exposição ao mercado imobiliário tem "relevância" na supervisão das instituições, o que justifica a necessidade de "conhecer de forma completa e abrangente o respectivo nível de exposição".

O aviso do Banco de Portugal autoriza ainda o supervisor a possibilidade de impor ainda mais informação – "obrigações de reporte especiais" – aos bancos em que o perfil de risco e a dimensão da exposição ao mercado imobiliário assim o justifique. Este aumento de exigência pode traduzir-se num aumento da periodicidade e do conteúdo dos dados a enviar ao supervisor.

Este ano, como o aviso entra em vigor apenas a 19 de Março, um dia após a sua publicação, os bancos têm até 15 de Abril para enviar o reporte de informação ao Banco de Portugal. Mas a partir de 2017, os dados anuais devem ser disponibilizados até ao final de Fevereiro de cada ano.

Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.