O Imovirtual Market Index (IMI), indicador que reflete a expetativa dos agentes imobiliários em Portugal, desenvolvido em parceria com a REVConsultants, apresentou, no mês de fevereiro, um ligeiro crescimento face a janeiro. No geral, o mercado mantém-se otimista face a novos produtos e a visitas realizadas por potenciais interessados.
O tempo médio de venda foi de 9,4 meses e o tempo médio de arrendamento foi de 4,3 meses. Há um ano, o tempo médio de venda era de 11,8 meses e o tempo médio de arrendamento de 3,7 meses, pelo que, em um ano, o tempo médio de venda de um imóvel diminuiu e o período médio de arrendamento aumentou.
No mês de fevereiro, a REVConsultants, com base na análise do IMI, destaca os seguintes indicadores:
- 41% dos participantes no inquérito mencionam o aumento de produto em carteira e 41% a manutenção do mesmo;
- 47% dos inquiridos observaram um aumento de visitas de potenciais interessados, 38% referem uma estabilização e 15% mencionam uma diminuição;
- 49% dos inquiridos mencionam observar uma estabilização nos negócios concretizados;
- 26% mencionam que registaram um aumento na concretização das transações;
- 46% dos inquiridos registou um comportamento estável no desenvolvimento da sua atividade, contrastando com 15% que mencionam um decréscimo da mesma (representatividade inferior ao mês anterior);
- 39% menciona um desenvolvimento positivo da mesma.
Os principais obstáculos referidos pelos inquiridos como fatores que condicionam o funcionamento do mercado são, essencialmente, de cariz socioeconómico, como: o produto imobiliário existente é desadequado em relação à procura (48%); instabilidade no mercado de trabalho (44%); restritividade bancária (34%).
No curto prazo, as expetativas relativas ao nível de preços do mercado imobiliário é, para 45% dos inquiridos, a manutenção dos mesmos, sendo que 54% antecipam um aumento no preço dos imóveis. Em relação ao dinamismo da atividade, as expetativas de 70% dos inquiridos são de uma melhoria da mesma e apenas 1% acreditam na deterioração das condições do mercado imobiliário.
A ficha técnica do estudo da IMI-Imovirtual Market Index foi constituída por 149 empresas de mediação imobiliária, angariadores imobiliários, empresas de gestão e administração de imóveis e promotores e investidores imobiliários (uma média mensal de 253 respostas validadas, desde o início da série). O período de recolha de dados foi entre os dias 1 a 7 de março de 2016.
Fonte: VidaEconómica
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