07 dezembro 2016

'O Natal é na FIL', 7 a 11 de Dezembro


Figuras públicas ‘põem a mesa’ do seu Natal. Ao longo dos cinco dias em que decorre a Natalis, os visitantes têm a oportunidade de entrar um pouco na intimidade de Ricardo Carriço, Sílvia Rizzo, Cuca Roseta e Fernando Alvim, e inspirarem-se nas mesas de Natal decoradas por cada uma destas figuras públicas. Cada um com o seu estilo, os padrinhos e convidados da Natalis foram desafiados pela organização a decorarem as suas mesas de Natal, que estarão expostas, oferecendo várias sugestões para receber os seus amigos e familiares, na FIL a partir do próximo dia 7.


Para Ricardo Carriço, ator e cantor, o Natal representa “sempre um novo reencontro um novo recomeço, uma reunião familiar onde se celebra a família e o nascimento”, concluindo que está é uma estação que deve “ter toda a magia e encanto que merece e, por isso, o espírito deve ser leve, divertido e mágico”.

Fernando Alvim, humorista, locutor, apresentador e dinamizador de TV e rádio confirma que tem também um gosto especial por esta quadra e o convívio entre amigos e família à mesa, assegurando que “não há tradição a que dê mais importância do que a mesa de Natal. Desde que nasci que não falto a uma, embora inicialmente, chegasse a ser levado pelas orelhas para a mesa. A mesa de Natal tem que ser com a família.” Sabendo também que a altura do Natal é um tempo que agita emocionalmente muita gente, Fernando Alvim sugere em jeito de reflexão que “há pessoas que se queixam por serem poucos, por fazerem falta algumas pessoas que já não estão, mas a verdade, é que a mesa de Natal, deve ser entendida justamente como uma celebração mesmo para aqueles que já não estão – por eles - mesmo que agora sejamos menos.” Por fim, lança o desafio “convido a sentarem-se na minha mesa de Natal. E a serem felizes. E beberem. E comerem.”

A fadista Cuca Roseta considera o Natal a sua época preferida do ano “não só porque sou católica e porque isso simboliza, nascer de novo, mas porque é uma época em que se fala de amor, em que se decoram as ruas e as casas, em que se cantam cânticos emocionantes e acima de tudo em que se une a família à volta da mesa para celebrar esse amor.

E é com este espírito de união e solidariedade que estas figuras públicas se associam à Natalis, relembrando a todos que a Responsabilidade Social não é apenas um tema, e não são apenas as entidades e as empresas que têm o dever de olhar para isto, mas cabe a cada pessoa dar o seu contributo humanista para um mundo melhor.

Maria Cavaco Silva expõe coleção privada de presépios

Embaixadora da Natalis, Maria Cavaco Silva, apresenta durante este evento alguns dos cerca de 600 presépios, da sua coleção pessoal. Para a ex-Primeira-dama de Portugal, que tem dado sempre o seu apoio a esta iniciativa da FIL, a Natalis para além de ser um local privilegiado para comprar prendas originais, representa muito do que, para si, deve ser a quadra natalícia – divertimento e solidariedade. Para a embaixadora da Natalis o presépio representa precisamente aquilo em que acredita e que é o pilar das sociedades – a família. Mantém uma ternura muito especial pela sua coleção, com peças de vários países, como México, Perú, Tailândia, Quénia, República Centro-Africana, Egipto, todos os países da CPLP, entre muitos outros, Maria Cavaco Silva considera que a sua coleção exprime uma viagem pelo mundo, com cada uma das suas particularidades e matérias-primas. A presença das 40 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e o apoio dado pela FIL, Fundação AIP, representa o verdadeiro “coração da Natalis”, que “não é uma obrigação mas uma vontade de chegar ao outro em festa”.

A Natalis decorre no pavilhão 2 da FIL, entre os dias 7 e 11 de Dezembro, enquadrada sob o lema ‘O Natal é na FIL’ que tem também no pavilhão 1 a maior Feira Popular Indoor do País - FIL Diverlândia, a decorrer de 7 de Dezembro a 8 de Janeiro.

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.