07 setembro 2012

CBRE: Mercado de escritórios de Lisboa regista melhorias no segundo trimestre


O mais recente estudo da CBRE sobre o mercado de escritórios de Lisboa indica que no segundo trimestre (T2) deste ano a absorção bruta no mercado de escritórios de Lisboa registou cerca de 23.000 m2 colocados, o que representa um aumento de 77% face ao trimestre anterior e de 38% quando comparado com o período homólogo.

No que diz respeito a valores de mercado, as rendas prime tem vindo a descer em todas as zonas ao longo do último ano e meio. Durante o T2 de 2012 registou-se um decréscimo deste valor na Zona 2 (Av. da República e Amoreiras) de aproximadamente 3%.

Já as yields prime subiram 50 p.b.em todas as zonas, sem exceção. No CBD a yield prime encontra-se atualmentenos 8%, o que representa um acréscimo de mais 2,25% face ao pico de mercado verificado em 2008.

Para Cristina Arouca, Directora de Research e Consultoria, “Estes números, apesar de positivos, se forem comparados com os trimestres anteriores, representam um mercado pouco ativo, devido essencialmente ao agravamento dos principais indicadores económicos, com o PIB a contrair 3,3% e o desemprego a atingir uma taxa de 15%.”

O estudo da CBRE revela ainda que a taxa de disponibilidade se manteve nos 12%, permanecendo estável ao longo do último ano. À semelhança do primeiro trimestre, não foram concluídos edifícios de escritórios durante o segundo trimestre de 2012. No entanto, até ao final do ano são esperados 33.900 m2 de oferta nova, distribuídos por 5 edifícios.
Durante o 2º trimestre do ano, a CBRE atuou na mediação de 3 transações de investimento de espaços de escritórios, entre as quais se destaca a venda da Sede da Microsoft a um investidor estrangeiro.

Fonte: CBRE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.