25 setembro 2012

Como vender a sua casa em tempos de crise


Em tempos de crise como o que vivemos, vender uma casa pode transformar-se numa tarefa quase impossível. Num mercado também dominado pela enorme competitividade entre as agências imobiliárias, é preciso estabelecer estratégias eficazes para conseguir vender a casa rapidamente, mas ao preço mais justo tanto para o comprador, como vendedor. 

Por isso, seguem-se algumas dicas muito úteis de como vender a sua casa em tempos de crise.

  • Preço adequado – Dada a situação económica, atualmente um dos fatores mais importantes para a venda com sucesso de uma casa é o seu preço. Fixar o preço certo e justo, tanto para vendedor como comprador, é meio caminho andado para uma venda eficaz e rápida. Não exagere no preço e, sempre que possível, recorra aos serviços de um mediador ou agência imobiliária para fazer uma avaliação adequada do imóvel. Ao colocar um preço demasiado elevado em relação ao que está disponível no mercado, muito provavelmente, vai demorar mais tempo a conseguir vender a sua casa.
  • Bem informado – Para vender é preciso estar-se bem informado acerca do produto que se vende. Conheça todos os detalhes do imóvel. Analise quais os seus pontos fortes e fracos. É fundamental que o cliente saiba quais os aspectos que valorizam a casa. Por exemplo, se a casa tem um jardim, bons acessos, garagem ou arrecadação. Por outro lado, corrigir alguns defeitos da casa também é uma boa aposta, como por exemplo, infiltrações, obras ou pequenas pinturas, que acabam por valorizar a casa ainda mais.
  • Analise os potenciais compradores – Muitos compradores vão tentar economizar algum dinheiro fazendo uma oferta inferior ao preço que você pensa ganhar com a casa, mas estas propostas não devem ser colocadas imediatamente de lado. Averigúe se realmente estão interessados e sê têm capacidade monetária para comprar ou negociar o imóvel. Apenas inicie o processo de negociação propriamente dito, caso a pessoa em cause mostre interesse pela casa.
  • Agente imobiliário – Optar por recorrer aos serviços de um agente imobiliário pode facilitar e muito a negociação e, consequentemente, a venda da casa. Muitas vezes, os compradores acabam por ficar mais à vontade com um vendedor, do que com o proprietário da casa. Muitas pessoas sentem-se intrusivas e intimidadas ao visitar uma casa com o dono presente. É também frequente sentirem-se desconfortáveis em fazer uma contra-proposta se sabem que estão a negociar com o proprietário. Por outro lado, todo o processo burocrático da venda da casa exige algum conhecimento sobre documentação e outros detalhes, pelo que a ajuda de alguém com este conhecimento pode ser muito valiosa.
  • Casa apresentável – Lembre-se que a primeira impressão é a que conta! Deve também arrumar a casa o melhor possível sempre que alguém a visita e destacar as qualidades da casa. O exterior da casa também é importante, por isso, se se trata de uma moradia tenho algum cuidado com a preparação do jardim, portões e sebes. Torne a casa acolhedora e não descuide da iluminação, pois esta irá valoriza-la ainda mais.

Fonte: www.comofazer.org

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.