“Enfrentam um grave perigo de desenvolver uma bolha no mercado de habitação em Berlim”, disse na passada segunda-feira o investidor George Soros. “Isto tem muito que ver com a fuga de capitais e uma taxa de juro real negativa”, afirmou, de acordo com a Bloomberg.
A procura de casa em Berlim está a ser potenciada pela crise da dívida na Europa. Os investidores procuram um lugar seguro onde colocar o seu dinheiro. Os apartamentos na capital germânica são mais atractivos para os investidores já que, são mais baratos que noutras cidades europeias, a economia encontra-se estável no país e os bancos centrais mantém as taxas de juro a níveis baixos.
De acordo com a ImmobilienScout 24, citada pela Bloomberg, o preço das casas em Berlim aumentou 17% nos últimos 12 meses, comparando com um aumento de apenas 7% no resto do país.
Mas segundo Steffen Sebastian, director da Real Estate Institute na Universidade de Regensburg o ganho em Berlim não é justificado. “Investidores internacionais vêm aqui porque esperam prémio por ser a capital da Alemanha, mas Berlim não é como outras capitais europeias”. Os preços em Berlim nunca vão alcançar os de Paris ou de Londres pois Berlim, não concentra grandes indústrias ou bancos, afirma.
George Soros tem deixado algumas palavras críticas à postura da Alemanha no combate à crise da dívida. Depois de publicada uma entrevista no “Financial Times” em que pede para a Alemanha se decidir a liderar ou a abandonar o euro, Soros criticou, esta segunda-feira, a postura assumida por Angela Merkel.
Segundo o investidor conhecido por ter derrubado a libra esterlina, a política alemã conduziu a Zona Euro para uma "mais profunda e prolongada depressão".
Fonte: Negócios
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.