13 novembro 2012

BEI prolonga empréstimo para reabilitação urbana


O Banco Europeu de Investimento (BEI) prolongou por mais quatro anos o crédito dado a Portugal para reabilitação urbana, num total de 290 milhões de euros, de acordo com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Numa sessão sobre a nova lei do arrendamento urbano, que entra na segunda-feira em vigor, a ministra da tutela, Assunção Cristas, anunciou esta sexta-feira que o BEI prolongou as linhas de crédito para a reabilitação que terminavam este ano.

A ministra do Ordenamento do Território caracterizou estas linhas como «muito ajustadas» e que «só parcialmente foram aproveitadas», escreve a Lusa.

O presidente do IHRU, Vítor Reis, explicou que os projetos «em marcha» em Lisboa e no Porto vão continuar com os 90 milhões de euros disponibilizados pelo BEI para reabilitação de edifícios.

Pela primeira vez avançará um programa nacional de reabilitação, acrescentou o dirigente, informando estarem 50 milhões de euros disponíveis para esse fim.

Para a reabilitação de habitação social, o valor do crédito disponibilizado ascende a 100 milhões de euros, acrescentou.

O empréstimo inicial de 200 milhões de euros tinha sido concedido em 2007 e terminava este ano.

Fonte: AF

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.