01 novembro 2012

Poupe energia de forma simples na sua casa


Uma boa forma de conseguir uma poupança eficaz e sustentável ao longo do tempo é começar em casa. Os gastos com os consumos dos diferentes aparelhos domésticos, com a iluminação e com o gás podem ser diminuídos com algumas regras e boas práticas no dia a dia em casa.

A redução dos consumos energéticos pode ser conseguida com equipamentos de classe A ou superior, mas também com um uso responsável.

Por exemplo, para frigoríficos e combinados, deve manter-se a porta bem fechada, não a abrir desnecessariamente e reduzir o tempo de abertura. Já nas máquinas de lavar deve procurar-se evitar programas que exigem temperaturas elevadas.

Se em vez de se usar o fogão utilizar o micro-ondas para refeições a redução do consumo de energia pode chegar aos 70%.

Caso haja mais do que uma televisão em casa, deve procurar-se ter só uma delas ligada e optar por um computador portátil pois reduz o consumo de energia 90% (por oposição a um desktop). Caso tenha um fax, opte por um incorporado no modem que poupa mais energia pois não está a gastar na utilização da máquina de fax.

Desligar o aquecimento durante a noite ou quando se está fora de casa é uma boa política, tal como baixar os estores nas horas de maior calor para evitar ligar o ar condicionado.

Em média, uma família portuguesa consegue poupar mais de €20 por ano se não deixar os aparelhos em standby e tirar da corrente os carregadores de baterias.

Fonte: Jornal Metro

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.