07 junho 2013

Sareb vende 550 casas em três meses


A sociedade de gestão de ativos procedentes da reestruturação bancária vendeu 550 imóveis desde o final de fevereiro até maio, altura em que firmou contratos de gestão dos seus ativos.
Além das vendas efetuadas nos últimos três meses, a Sareb conta com outras 800 operações em curso e outros 2.200 imóveis com oferta preliminar de compra.

Até ao mês de maio, os rendimentos obtidos pela entidade na gestão dos seus ativos financeiros, empréstimos e créditos ao promotor superaram os 500 milhões de euros. Neste valor não se inclui o resultado das campanhas comerciais de venda de imóveis da Sareb feitas em março no Salão Imobiliário Internacional de Madrid – SIMA, na qual a sociedade esteve representada pelos bancos Bankia y Catalunya e por outras entidades.

Além das vendas, a Sareb definiu como objetivo estratégico potenciar os arrendamentos de vivendas, nomeadamente em mercados onde a liquidez é menor e as possibilidades de venda mais reduzidas. Esta estratégia visa satisfazer a procura social crescente e maximizar a rentabilidade dos seus próprios ativos.

A sociedade conta atualmente com quase 8.000 imóveis para arrendamento, que já representam ¼ dos rendimentos obtidos pela gestão de ativos imobiliários. O setor do retalho tem sido, até ao momento, o setor mais ativo. Recentemente, a Sareb lançou no mercado grossista a sua primeira carteira de ativos, e fechou a venda direta da sua participação num empréstimo consorciado.

Para a presidente da Sareb, Belén Romana, «a empresa está a dar os passos necessários para o cumprimento do mandato», nomeadamente a liquidação da carteira de ativos financeiros e imobiliários adquiridos no valor de 50,7 milhões de euros num prazo máximo de 15 anos. A responsável acrescenta, ainda, que «desde o seu nascimento que a empresa despertou um grande interesse por parte dos investidores que conheciam o produto Sareb, que inclui uma vasta tipologia de bens imóveis, além de créditos e empréstimos para o promotor». Isto permitiu à empresa avançar com a sua atividade comercial, embora durante os primeiros meses do ano contasse com recursos humanos limitados.

A Sareb tem neste momento uma carteira de 55.700 casas, 30.000 ativos anexos como garagens, 15.000 solos, 185.000m2 de escritórios, hotéis e 150.000m2 de retalho para arrendamento. Os ativos financeiros, por seu turno, representam 80% da sociedade.

Fonte: VI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.