20 novembro 2013

Já abriram candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana


Abriram as candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2014, que permanecem abertas até dia 31 de Janeiro.
Este ano, a Promevi e a Vida Imobiliária, organizadoras do evento, apresentam uma edição que tem como objectivo distinguir as intervenções e projectos de reabilitação urbana que se destaquem pelo seu impacto nas comunidades em que se inserem, e que tenham sido responsáveis pela criação de valor acrescentado para as mesmas.

Pelo 2º ano consecutivo, a Santa Casa da Misericórdia junta-se à iniciativa, como entidade institucional de referência no apoio à Reabilitação Urbana.

Serão reconhecidos projectos de reabilitação urbana nas categorias de uso residencial, comercial, serviços e turismo, bem como intervenções de reconhecido impacto social, incluindo equipamentos sociais, iniciativas de requalificação em bairros ou que induzam um beneficio social evidente.

Lisboa será a cidade anfitriã da gala de entrega do prémio, em Março, na qual serão também entregues várias menções honrosas para o projecto com a melhor solução de eficiência energética, melhor reabilitação com menos de 1.000m2 e melhor intervenção de restauro.

Os patrocinadores do evento serão a Schmitt+Sohn Elevadores, Aguirre Newman, Adene, Revigres e Sika, contando também com os apoios institucionais da CPCI, RICS, AHP e INCI, e contará também com os apoios institucionais da CPCI, RICS, AHP e INCI.

O jornal oficial do evento será o Público, e o portal oficial o CasaSapo, contando também com os media partners Impulso Positivo, Confidencial Imobiliário, Arqa, Pedra e Cal, Construir e Anteprojectos.

António Gil Machado, director da Vida Imobiliária, comenta estar confiante «no sucesso desta nova edição do Prémio Nacional da Reabilitação Urbana, agora que a iniciativa é já conhecida do público e após ter registado uma adesão surpreendente no ano de lançamento». Para ele, o prémio é«a prova viva de que a reabilitação urbana acontece actualmente a todas as escalas, em todas as cidades e que desperta e envolve os mais diversos interventores, e isso mesmo esperamos ver novamente reflectido nas candidaturas deste ano».

Para si, é também «muito gratificante ver que também os parceiros acreditam nesta iniciativa. Temos já confirmados diversos apoios e patrocínios de entidades que se associaram ao Prémio na edição anterior, entre os quais a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que uma vez mais atribuiu o seu Alto Apoio à iniciativa; e estamos a desenvolver contactos muito avançados com muitas outras que já manifestarem interesse em associar-se».

Poderão candidatar-se projectos de reabilitação urbana nas áreas de habitação, comércio, serviços, turismo e equipamentos sociais, desde que concluídos entre 1 de Janeiro de 2012 e 31 de Dezembro de 2013 e excluindo projectos candidatos à edição anterior. As candidaturas poderão ser apresentadas pelos proprietários da intervenção ou por qualquer outro agente envolvido no projecto, desde que o primeiro a autorize formalmente.

As candidaturas recebidas até à data limite de 31 de Janeiro de 2014, serão posteriormente analisadas quanto à sua admissibilidade e cumprimento do regulamento, uma decisão a cargo da comissão organizadora. As propostas admitidas serão conhecidas até 5 de Fevereiro de 2014, data a partir da qual decorre o período de formalização das candidaturas e durante o qual os candidatos apresentarão o dossier completo com o projecto concorrente. Esta fase termina a 28 de Fevereiro.

O júri será composto por elementos indicados pela organização do prémio, nomeadamente 5 personalidades, entre as quais André Jordan, Manuel Reis Campos, Vasco Peixoto de Freitas, Augusto Mateus e André Caiado.

Todos os vencedores serão conhecidos a 19 de Março em Lisboa, num Jantar de Gala na Sala do Risco, localizado entre a Praça do Comércio e a Praça do Município. O evento integrará a agenda da Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014, uma iniciativa da parceria Vida Imobiliária / Promevi, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e que pretende aproximar o movimento da reabilitação urbana do público.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.