Na análise financeira dos contratos o banco tem em conta as boas propostas de negócio e a capacidade que o cliente tem para o gerir. A análise de risco é o fator decisivo no financiamento.
A oferta de lojas no concelho de Coimbra o Millennium bcp “tem algumas no centro urbano, bem localizadas, com potencial muito interessante para o mercado de clientes de rua”, adianta o diretor, José Araújo.
Distribuídas por diferentes zonas há espaços comerciais de média e grande dimensão, localizados especialmente na cidade. As lojas de pequena e média dimensão localizam-se sobretudo fora do centro da cidade de Coimbra.
De acordo com José Araújo, “são lojas com valores médios de comercialização de 110 mil euros, com áreas de 100 m2, embora as maiores e mais centrais tenham ligeiros acréscimos dos valores médios”.
O financiamento à aquisição das frações é muitas vezes, fator decisivo na escolha de imóveis por parte dos clientes finais. Neste campo a oferta do Millennium “é muito competitiva, quer via leasing (preferencialmente) quer via crédito direto”, acrescenta.
Na sua opinião sempre que “aparece uma boa proposta para um bom negócio e tenha o cliente capacidade para o gerir (análise de risco é o fator decisivo) há liquidez que baste para o ajudar no financiamento”.
Na venda das frações comerciais o banco continua fiel ao seu principal canal. “As parcerias com mediadores, no caso de empresas especializadas nesta oferta e que desenvolvem uma procurada segmentada de clientes, encaixa no modelo de oferta de cada um dos nossos imóveis”, refere. Acrescenta que procuram efetuar planos comerciais de imóvel a imóvel e potenciais compradores entre os clientes do banco.
“As vendas efetuadas este ano não têm uma tipologia definida, têm sido espaços com características muito diferentes entre eles e com valores de comercialização muito heterogéneos”, refere José Araújo.
RE/MAX White: Valores mensais do financiamento inferiores aos valores das rendas
Na opinião de Nuno Quitério, broker da RE/MAX White, “as condições de financiamento apresentadas pelo Millennium bcp são efetivamente, em muitos casos, o fator principal para a venda do imóvel”. Isto porque os valores mensais do financiamento (prestações de leasing) ficam normalmente inferiores aos valores das rendas praticados nas zonas envolventes. Para Nuno Quitério “estas condições tornam este tipo de negócio muito interessante não só para investidores mas também para a maioria dos comerciantes arrendatários que podem finalmente ter uma loja que é sua, sem um grande impacto financeiro”.
Na sua opinião a principal característica dos imóveis comerciais no concelho de Coimbra é essencialmente o valor de venda. A grande variedade dos imóveis e a sua grande dispersão geográfica não permitem traçar outras características comuns. Existem lojas nos centros urbanos praticamente novas e com boa visibilidade a lojas pequenas sem grande montra e nas periferias.
Assim existe um número significativo de imóveis que se encontram nas principais artérias dos centros urbanos, em zonas habitacionais ou zonas de comércio. “No entanto, não é apenas este o fator (localização) que nos tem levado a ter sucesso com a venda de imóveis comerciais”, refere.
Na carteira da RE/MAX White o preço médio das lojas é cerca de 80 mil euros e a área média aproximadamente a 75m2.
A estratégia da consultora na promoção deste tipo de imóveis passa por diversas fases. “O trabalho inicial assenta na definição das características intrínsecas ao imóvel, como sejam a área, a visibilidade e o estado de conservação. A zona envolvente também é alvo de análise, bem como o estudo de mercado sobre a oferta de imóveis concorrentes”.
Century 21 Académica: Existe alguma oferta de lojas com boa localização na cidade
De acordo com Carlos Santos, diretor da Century 21 Académica, “existe, de facto, alguma oferta de lojas com boa localização, embora o centro da cidade, que é a zona mais interessante em termos de comércio, não seja a localização com maior oferta, neste momento”.
Na sua opinião em Coimbra, a oferta existente nesse segmento passa especialmente por lojas em edifícios com cerca de 15 a 20 anos, com áreas a rondar os 100 m2, nas chamadas franjas da cidade.
“Dependendo da localização das lojas, os preços por m2 oscilam entre os 690 e os 800 euros. Relativamente a áreas a oferta é muito diversificada, contudo, registamos uma maior incidência na oferta de espaços com cerca de 100 m2”, refere.
Na sua opinião o financiamento é uma mais-valia, já que hoje em dia, o cliente procura imóveis com condições especiais, já que desta forma consegue obter um spread muito mais vantajoso, que vai originar uma prestação mensal mais suave.
Segundo o responsável a estratégia que a Century 21 tem vindo a desenvolver passa por uma forte promoção, diretamente focada para a carteira de clientes. Alarga ativamente a divulgação destes imóveis em variados canais, nomeadamente, no site Century 21, na exportação da informação para outros sites imobiliários, folhetos de promoção, revistas locais, entre outros.
Fonte: Público
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