Beatriz Rubio, a CEO da Remax, vai organizar workshops orientados para os desempregados e para todos aqueles que precisam de motivação para mudar de vida.
Numa época em que as notas parecem ter-se evaporado dos cofres de milhares de empresas e dos bolsos de milhões de trabalhadores, há quem esteja aberto a deixar-se influenciar por outra ordem de valores para melhorar a sua vida. Esses que ousam assim pensar constituem o público-alvo das iniciativas "Motiva-te Portugal", um conjunto de workshops conduzidos - a alta velocidade e em assumida contramão perante a crise - por Beatriz Rubio (CEO da Remax Portugal) e António Nunes (diretor de operações daquela mesma rede imobiliária).
O objetivo é que os participantes saiam de cada um destes eventos, gratuitos e abertos ao público em geral, incluindo desempregados ou empregados desmotivados, com uma forte convicção de que há outro caminho sem ser o da desistência. "Vejo Portugal tão triste, tantas pessoas que atiram a toalha antes de começar. Então decidi lançar estas iniciativas para que possam saber como melhorar a sua situação no local de trabalho ou, estando desempregados, para que possam ter ferramentas para ganharem uma nova atitude. É muito melhor do que ficar em casa em depressão", explica Beatriz Rubio, nascida em Espanha, mas a viver em Portugal há cerca de 20 anos, que encara estes workshops como a sua "contribuição para a sociedade portuguesa", em jeito de agradecimento por tudo o que diz já ter recebido do país adotivo.
Os fundadores da empresa Motiva-te, criada há cerca de um ano, têm uma agenda cada vez mais carregada. Na próxima quinta-feira, vão realizar três iniciativas no Norte do país: pelas 8h30, no auditório da Associação de Empresários de Paços de Ferreira decorrerá uma palestra vocacionada para empresários; evento semelhante ocorrerá às 15h, desta feita no edifício dos Paços do Concelho de Penafiel; finalmente, entre as 20h e as 22h decorrerá o terceiro "Motiva-te Portugal", no Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos (com o patrocínio da Autarquia local9 e aberto a quem se tenha inscrito previamente através do email inscrições@motiva-te.pt. No dia seguinte, uma quarta edição está marcada para a Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria, à mesma hora.
Formação para desempregados
Prevê-se a repetição das enchentes que marcaram os dois workshops anteriores, realizados em outubro na região de Lisboa. Entre os participantes há sempre profissionais da Remax, claro, mas Beatriz Rubio esclarece que a grande maioria presente nas plateias tem sido formada por pessoas comuns, entre elas muitos desempregados.
"Sobretudo são pessoas que sentem a necessidade de melhorar a sua atitude, a sua perceção do que são e do que podem fazer por si e pelos outros", destaca a empresária, que na sua intervenção usa o próprio exemplo de sucesso - a construção de um império com cerca de 3.000 consultores imobiliários que são eles próprios empresários - como forma de tornar a mensagem mais percetível e duradoura na mente dos participantes.
"Lidero uma rede em que as pessoas ganham apenas pela sua comissão e, portanto, temos de criar uma estratégia para ter as pessoas motivadas mesmo na altura em que não conseguem vender. Os resultados estão à vista e daí ter surgido a ideia de levar estas ferramentas para outras empresas", expõe a CEO da Remax Portugal, vendedora do Prémio de Melhores Gestores de Pessoas em 2012 e 2013, explicando a origem da marca "Motiva-te".
Como empresaa que presta serviços a outras empresas, a "Motiva-te" tem-se centrado em incentivar e capacitar as equipas para o incremento das vendas e dos resultados, mesmo em tempo de crise. "Felizmente, as metas que temos traçado com as empresas que nos contratam têm sido alcançadas", regozija-se a gestora.
E como se consegue motivar colaboradores sem dinheiro? "Esse reconhecimento pode ser feito de uma forma emocional: com um diploma, uma medalha, colocando a pessoa em cima de um pódio, proporcionando reconhecimento perante os colegas. Isso faz com que sinta que a empresa faz parte de si", responde Rubio, sem hesitar.
Cerca de um ano depois da criação da "Motiva-te", o âmbito alargou-se com o "Motiva-te Portugal", dirigido a levantar o ânimo e a dar orientação ao cidadão comum. para receber esta ajuda só é preciso mesmo estar desmotivado. E querer ser motivado.
"É muito gratificante recebermos emails dos participantes reconhecendo que aquelas duas horas foram importantes para eles", diz a CEO da Remax, que planeia fazer mais dois workshops abertos ao público antes do final do ano, um em Lisboa e outro no Algarve.
Fonte: Expresso
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.