O The Edge Group, dos empresários Pais do Amaral e José Luís Pinto Basto, tem os ginásios low-cost Fitness Hut, a marca de roupa Labrador, os supermercados Brio e imobiliário, mas agora tem um novo negócio: recuperar centros comerciais e transformá-los em shoppings de bairro, com lojas de conveniência como lavandarias ou floristas.
“Há quatro anos que estamos a trabalhar nisto. Vamos olhar para espaços que perderam a força e ficaram abandonados devido aos grandes shoppings e recuperá-los numa lógica de bairro, de proximidade, com lojas com horários alargados para maior conveniência das pessoas”, explicou o CEO, José Luís Pinto Basto.
A empresa que irá desenvolver os projetos chama-se Small e vai intervir em shoppings que não estejam a resultar comercialmente ou financeiramente e já tem um primeiro candidato: a galeria de lojas do edifício Twin Towers, em Lisboa. Já foi comprada, as obras começam em 2014 e ficam prontas no final de 2015, sendo que todo o projeto, incluindo a compra, custará 20 milhões. “Vai ficar irreconhecível”, conta José Luís Pinto Basto.
Além disso, há já mais “uns cinco ou seis projetos em estudo na Grande Lisboa”, adianta o CEO, sem revelar quais. Pinto Basto acrescenta apenas que estudaram o Beloura Shopping, o Apolo 70 ou o Arco Iris, mas nenhum deles se encaixou nos requisitos, pelo menos para já. Contudo, ressalva, o Small pode aplicar-se a qualquer cidade do país.
Parceria com dono da TVI alargada
O conceito Small não é uma novidade no grupo. Já o fizeram no Espaço Amoreiras que era um shopping devoluto que foi transformado em escritórios e num ginásio Fitness Hut. E estão a fazê-lo também, numa escala maior, com o dono da TVI, Nicolas Berggruen, com quem estão a comprar portefólio de edifícios, reabilitá-los e depois recolocá-los no mercado.
Com o Small o foco é comprar um único ativo, neste caso shoppings, mas José Luís Pinto Basto não descarta que se possam ligar os dois negócios. “A parceria que temos com o Nicolas Berggruen é para comprar no mínimo 10 edifícios, mas se encontrarmos um único ativo que se encaixe no conceito Small então é isso que fazemos”, disse.
Neste momento, acrescentou, a parceria com Berggruen tem “sete grandes operações em curso que envolvem ativos avaliados em 1,6 mil milhões, só vamos chegar aos mil milhões como tínhamos dito e não será tudo no final deste ano. Vamos fechar alguns negócios dentro de dois meses, mas pretendemos alargar a parceria”, concluiu.
O primeiro projeto deste novo negócio é a recuperação da galeria comercial do edifício Twin Towers em Lisboa.
Fonte: Dinheiro Vivo
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