Através da plataforma tecnológica FIWARE, a Comissão Europeia vai disponibilizar 80 milhões de euros em financiamento para que empreendedores, startups e pequenas e médias empresas desenvolvam novas aplicações ou serviços no domínio da web. Este financiamento será distribuído por 16 programas europeus de aceleração, entre os quais o projeto SOUL-FI, liderado pelo Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, que vai disponibilizar cerca de 5 milhões de euros para a concretização de ideias inovadoras que melhorem a vida urbana dos cidadãos.
Através deste financiamento e de serviços de apoio e orientação a empreendedores, o SOUL-FI (Startups Optimizing Urban Life with Future Internet) pretende promover o desenvolvimento da Internet do Futuro e de soluções inovadoras com base na tecnologia FIWARE que tornem as cidades mais inteligentes e mais sustentáveis, centrando-se na qualidade de vida, mobilidade, eficiência dos recursos (energia, água, materiais e resíduos) e turismo.
“Com o projeto SOUL-FI, o Instituto Pedro Nunes é a única entidade portuguesa a gerir um financiamento da Comissão Europeia para a concretização de projetos na área das cidades inteligentes e desenvolvimento da Internet do Futuro”, refere uma nota da instituição.
A FIWARE é uma plataforma que permite a criação e distribuição de aplicações e serviços web em grande escala de forma fácil e de baixo custo. Em regime aberto, rápido e seguro, a FIWARE dá aos empreendedores e organizações a possibilidade de contactar com investidores num ecossistema de inovação, sustentabilidade e partilha.
SOUL-FI vai apoiar mais de 150 ideias inovadoras
No próximo mês, serão lançados dois concursos abertos, com três datas limite, com o objetivo de atribuir investimento para mais de 150 ideias, aplicações ou produtos inovadores. Os candidatos a este projeto devem a apresentar a sua ideia de negócio aqui
O projeto SOUL-FI é financiado pela Call Future Internet 2013 - Combination of Collaborative Project and Coordination and Support Action no âmbito do 7º Programa Quadro de Investigação.
A conferência de lançamento de concurso para PMEs e Empreendedores do projeto SOUL-FI realiza-se no dia 5 de setembro, no Palácio da Bolsa, no Porto. A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição prévia nesta página.
O projeto SOUL-FI (Startups Optimizing Urban Life with Future Internet) é dirigido a empreendedores, start-ups e pequenas e médias e empresas com ideias promissoras para melhorar a vida urbana através de soluções inovadoras de Internet do Futuro.
Sob o tema “FIWARE Jump Conference! Boost SME’s and Startups with FI-WARE”, esta conferência é promovida pelo projeto SOUL-FI, Câmara Municipal do Porto e Associação Comercial do Porto.
Nesta conferência serão abordados vários temas, nomeadamente as especificidades da tecnologia FIWARE e dos programas de aceleração FIWARE e apoios oferecidos, bem como os concursos que serão lançados entre setembro e outubro.
Criado em 1991, na sequência de uma iniciativa da Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia (IPN), é uma associação sem fins lucrativos que promove a inovação na área científica e tecnológica. Assumindo-se como instituição de ligação entre a Universidade e o mundo empresarial, o IPN realiza trabalhos de investigação e desenvolvimento tecnológico em consórcio com empresas, consultadoria e um diversificado conjunto de trabalhos técnicos e científicos, formação e promove a criação de empresas de base tecnológica através da sua incubadora de empresas.
Fonte: Revista Invest
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.