01 setembro 2014

Rússia e Turquia são os mercados de promoção de centros comerciais mais ativos



No primeiro semestre de 2014, foi desenvolvido o surpreendente número de 1,88 milhões de metros quadrados (m2) de novo espaço de centros comerciais no mercado europeu. Segundo o mais recente estudo da consultora imobiliária global CBRE, a atividade de promoção de centros comerciais tem-se mantido concentrada principalmente em mercados emergentes, com uma ampla percentagem (84%) na Europa Central e de Leste.


Na Europa, em 2013, registou-se a abertura de centros comerciais correspondente a uma área superior a 4,5 milhões de metros quadrados, com a Rússia, Turquia, Polónia e França a registar os níveis mais elevados de conclusão de espaços. No último ano, a Rússia e a Turquia foram os mercados mais ativos, com mais de 60% das conclusões de centros comerciais na Europa a localizarem-se nestes dois países. A Rússia construiu 1,5 milhões de metros quadrados de novos espaços em 2013 e o pipeline de promoção imobiliária na Turquia continua a ser assinalável, com mais de 2,6 milhões de metros quadrados de centros comerciais em construção no primeiro semestre de 2014. Esta elevada taxa de construção deve-se à melhoria da economia e ao contínuo interesse dos promotores em cidades regionais.

Outros países com um importante pipeline de promoção de centros comerciais incluem a Ucrânia (793.759 m2), Alemanha (564.275 m2), Polónia (559.586 m2), França (491.971 m2) e Itália (489.167 m2). Tal como tem sido a tendência há vários anos, muita da atividade ocorre na Europa Central e de Leste, embora a Alemanha tenha concluído a construção do Sky Plaza em Frankfurt em 2013 e, já em 2014, se tenha verificado um aumento significativo do stock de centros comerciais em construção.

Natasha Patel, Associate Director do Departamento de Retail Research da região EMEA da CBRE, comenta que “Os níveis de atividade de promoção de centros comerciais na Europa são similares aos do ano passado em termos de localização, com a nova construção dominada pela Europa Central e de Leste. Na Turquia, a maior parte das promoções, sem dúvida os projetos de maior dimensão, verifica-se nas principais cidades, como Istambul, com o desenvolvimento de projetos de menor dimensão a verificarem-se nas regiões periféricas como Izmir, na Turquia.”

“O nível de novas promoções deve-se em larga medida ao crescimento económico na região, à crescente classe média e às maiores exigências dos retalhistas internacionais, muitos dos quais verificaram que o espaço de retail existente na região não satisfaz os seus requisitos”.



Fonte: CBRE

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