Ainda que a internet seja o canal mais utilizado por boa parte dos consumidores de quaisquer bens ou serviços, muitos profissionais ainda não investem o suficiente em tecnologia para atrair estes consumidores.
Diversas imobiliárias possuem website como canal de consulta e comunicação para interessados em vender ou comprar/arrendar imóveis, contudo contentam-se em disponibilizar fotos, localização e outros dados básicos dos imóveis disponíveis, bem como informações sobre a empresa, serviços prestados e corretores.
Estes são dados elementares quando se trata de um site imobiliário. Toda e qualquer imobiliária que possui site próprio oferece estas informações, mas nem todas se preocupam com o design do site. Nem todas se preocupam com a qualidade das fotos, ou com a experiência que o utilizador terá ao aceder cada imóvel ou contactar algum agente imobiliário.
A experiência do utilizador com a plataforma é tão importante quanto as informações prestadas no site. Um site com design atrativo, informações claras e disponibilizadas em local de fácil visualização certamente farão diferença para o consumidor. Num mercado tão concorrido como o imobiliário também é preciso inovar.
Nestes termos, reforçarei alguns cuidados que você, consultor em agência imobiliária ou consultor autónomo deve ter ao criar o website da empresa, pois estes cuidados são o que vai diferenciá-lo de outras agências/corretores em qualquer mercado.
Primeiro, preocupe-se com o tempo que a pessoa interessada em comprar ou arrendar casas/apartamentos leva para procurar informações ou entrar em contacto pelo site da sua empresa. Uma boa dica é inserir os contactos e o endereço da agência já na página inicial, sem a necessidade de atualizar a página para buscar estas informações.
Ao inserir informações a respeito do imóvel, é importante ser breve e direto. Todavia, este é o momento em que a interessada possui diversas dúvidas sobre o que procura e quer solucionar ao menos parte destas dúvidas na primeira pesquisa. Portanto, procure responder as prováveis dúvidas já neste momento inicial de anúncio, bem como destacar as caraterísticas que diferenciam este imóvel de outros. Seja verdadeiro, mantenha as ideias claras e consistentes, mas seja diferente! Demonstre que você entende as necessidades do seu consumidor, e porque aquele imóvel é perfeito para ele.
Também é interessante investir mais tempo para decidir quais informações extras podem ser inseridas. Após colocar as informações principais sobre o imóvel, coloque informações úteis e interessantes sobre a zona em que fica localizado. Dados sobre o comércio próximo, mapas interativos, e outros recursos podem ser bem aproveitados pela interessada e certamente o diferenciarão de outros websites de imobiliárias.
Outra coisa que as agências têm adotado mais recentemente é o atendimento online. Os consumidores querem cada vez mais economizar tempo e resolver o máximo possível pelo computador ou smartphone, independente do local onde esteja.
Portanto, as imobiliárias começaram a facilitar a interação do utilizador pela simples disponibilização de um chat online, onde o utilizador insere alguns dados básicos e pode conversar com um consultor real e não com uma máquina que oferece respostas prontas. Afinal, mesmo o consumidor que prefere o atendimento mais rápido quer falar com alguém capacitado para sanar suas dúvidas específicas antes de passar para as próximas etapas do negócio.
Se a sua empresa ainda não adota atendimento online no website, pense bem sobre isso. Esta forma de atendimento não só facilita a experiência do utilizador como é uma ferramenta para o próprio consultor conhecer melhor seu potencial cliente.
Neste momento você já pode obter alguns dados essenciais para futuros contactos e sondar a intenção do cliente sobre a finalidade em relação àquela visita no site, necessidades deste, de maneira a oferecer as melhores opções que mais se adequem ao perfil daquele cliente. Durante a conversa, procure investigar o possível sem parecer invasivo, solucionar as dúvidas do cliente e agendar visitas ao imóvel pretendido se for oportuno.
Desde que utilizado corretamente, o atendimento online certamente lhe trará mais clientes e interessados bem como facilitará a sua própria rotina de trabalho. Seu tempo gasto com ligações, angariação pessoal de clientes, poderá ser utilizado de forma mais produtiva. Claro que estes outros métodos de angariação não serão deixados totalmente de lado, afinal cada nicho de clientes tem desejos e necessidades próprios, porém muitos serão beneficiados com o atendimento online.
Estas são minhas dicas para você! Espero que possam contribuir positivamente para a sua empresa.
artigo de Luísa Cezar Frade Nogueira publicado no site em lindaestate.com
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.