13 fevereiro 2013

Autarquia de Matosinhos é dos municípios que mais recorreu ao RECRIA


A Câmara Municipal de Matosinhos e a empresa MatosinhosHabit têm apostado na reabilitação urbana de imóveis degradados e apoiado proprietários e inquilinos na recuperação das suas habitações. 

De acordo com as suas informações, a autarquia tem vindo a recorrer, em parceria com o Estado/IHRU, aos programas de apoio do RECRIA e do SOLARH. De acordo com os números relativos aos projetos “é mesmo um dos municípios do país que mais recorre ao RECRIA”. 

Através dos apoios destes programas, Matosinhos já recuperou um número considerável de fogos degradados que permitiram a consequente melhoria da qualidade de vida de indivíduos e famílias em situação de precariedade habitacional. 

Assim, entre 2007 e 2011 (os programas foram suspensos pelo Estado no final de 2011), deram entrada na MatosinhosHabit um total de 346 candidaturas ao programa Recria, das quais 105 foram aprovadas e executadas até 31 de Outubro de 2012, correspondentes a um total de 210 fogos habitacionais e nove espaços comerciais reabilitados. “Ao total dos orçamentos aprovados corresponde um montante global de 3.417.084,90 euros, dos quais 649.571,72 euros correspondem a comparticipação a fundo perdido atribuída pelo município”, adianta fonte do município. 

Devido à suspensão destes programas pela administração central os serviços da MatosinhosHabit, por indicação do presidente da autarquia, estão a estudar a criação de um programa municipal para apoio nesta área.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.