09 maio 2013

Custos para construir casa nova desceram


O índice de custos de construção de habitação nova desacelerou em março para 1,3%, face ao período homólogo, enquanto o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação abrandou para 1,6%, divulgou hoje o INE. 
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de variação homóloga do índice de custos de construção de habitação nova, no Continente, abrandou 0,4 pontos percentuais (p.p.) face a fevereiro, para 1,3%.

Esta desaceleração do índice total é atribuída ao comportamento do índice da componente materiais, que registou uma variação homóloga de 0,7% em março, menos 1,1 p.p. do que em fevereiro.

Já o índice da componente mão-de-obra passou de uma taxa de variação homóloga de 1,6% em fevereiro para 1,7% em março.

De acordo com o INE, os índices relativos a apartamentos e moradias registaram, em março, decréscimos de 0,5 p.p. nas taxas de variação homóloga, face a fevereiro, para 1,1% e 1,4%, respetivamente.

No que respeita ao índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, no continente, a variação homóloga de 1,6% registada em março é inferior em 0,2 p.p. face ao mês anterior.

O índice da componente produtos apresentou uma taxa de variação homóloga de 0,8% (menos 1,0 p.p. do que em fevereiro), enquanto o da componente serviços diminuiu 0,1 p.p., para uma taxa de variação de 1,5%.

Segundo o INE, todas as regiões do continente registaram, em março, decréscimos nas taxas de variação homólogado índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, quando comparadas com as taxas do mês anterior.

Fonte: Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.