17 março 2015

‘Peixe em Lisboa’ com chefs de prestígio



Novos restaurantes com degustações, mercado de produtos, aulas de cozinha, debates e a popular prova “O Melhor Pastel de Nata” complementam a programação do “Peixe em Lisboa”. Este evento realiza-se de 9 a 19 de Abril, no Pátio da Galé – Terreiro do Paço.


A 8.ª edição do “Peixe em Lisboa” é organizada pela Associação Turismo de Lisboa e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e com a produção da EV – Essência do Vinho. Trata-se de um evento gastronómico que agrega restaurantes de referência e convida prestigiados chefes de cozinha, portugueses e estrangeiros, a apresentar interpretações criativas de peixes e mariscos e dar dicas para a sua confecção.

Na edição deste ano, duas das principais celebridades da cozinha mundial vão regressar ao nosso país. Os espanhóis Joan Roca (dia 14) e Quique Dacosta (dia 12), três estrelas Michelin, na 2.ª e 41.ª posições respectivamente no famoso “The World’s 50 Best Restaurants”, vão brilhar no auditório do evento, a par de outros convidados oriundos da França, do Brasil e, claro, de Portugal.

De França chega Mauro Colagreco (dia 13), chefe argentino radicado naquele país, no restaurante Mirazur, em Menton, na Riviera francesa – um chefe com duas estrelas Michelin, 11.ª posição do “50 Best Restaurants”. Mantendo a ligação transatlântica, “Peixe em Lisboa” volta a convidar um chefe brasileiro, este ano Rafael Costa e Silva (dia 15), do restaurante Lasai, no Rio de Janeiro, um dos mais aclamados pela crítica.

As sessões de cozinha ao vivo, que decorrerão no Auditório do evento, de novo instalado no Terreiro do Paço, serão ainda protagonizadas por Vitor Sobral (dia 12), pelos dois recém-galardoados com uma estrela Michelin, Pedro Lemos e Leonel Pereira (dias 10 e 17 respectivamente), Ricardo Costa (dia 16, chefe com uma estrela Michelin), Tomoaki Kanazawa e Leonardo Pereira (dia 18) e Belmiro de Jesus (dia 19).

Ao ritmo de 12 horas diárias, uma dezena de restaurantes combinará tradição e contemporaneidade, com propostas gastronómicas exclusivamente de peixes e mariscos do mar português. Entre novidades e espaços já “clássicos” no “Peixe em Lisboa”, a 8.ª edição apresenta as estreias de Las Ficheras, Kiko Martins, Pap’Açorda, Sushi Café e Taberna da Rua das Flores & Flores Bairro Alto Hotel. Repetem presença Arola by Penha Longa, José Avillez, O Nobre/Nobre Estoril, Ribamar e Vitor Sobral.

À vasta oferta de produtos do mar e rio junta-se um mercado gourmet, composto por expositores de diversas marcas, desde bebidas, doçarias, produtos tradicionais e mercearia fina.

O talento de subchefes volta a ser reconhecido na terceira edição do simpósio “Sangue Na Guelra” (dia 11), um evento gastronómico que pretende divulgar o potencial criativo de jovens chefes que trabalham com os grandes nomes da cozinha portuguesa e internacional. Destaque ainda para nova edição dos “Jovens Talentos da Gastronomia” (dia 16).

Ao longo de onze dias, os visitantes serão também desafiados a participar em aulas de cozinha orientadas por chefes de cozinha mediáticos, bem como serão apresentados os projectos: “As espécies mais populares do mar de Portugal” e “Projecto Mr. Good Fish”, ambos em colaboração com a Ciência Viva; o “Projecto Novos Bolos Fabrico Próprio” e “Projecto Fabrico Próprio: Design da pastelaria semi-industrial portuguesa”.

O “Peixe em Lisboa” acolhe também nova edição da já bem popular prova “O Melhor Pastel de Nata”. Tal como no ano anterior, a adesão crescente de pastelarias interessadas em participar motivará uma pré-selecção, finda a qual serão apurados os concorrentes que disputarão a grande final, dia 15 de Abril.

Fonte: Magazine Imobiliário

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.