21 outubro 2015

Revolução Energética no imobiliário chega a Lisboa a 24 de novembro


O Building Energy Symposium foca-se na forma como a energia está a revolucionar o modo como se cria imobiliário e como a eficiência no consumo energético deixou de ser uma vantagem para ser uma necessidade. Agendado para os dias 24 e 25 de novembro na Fundação Oriente, o Building Energy Symposium é um evento focado na forma como a energia está revolucionar o modo como construímos, financiamos e utilizamos os edifícios.


Num contexto em que 35% dos edifícios da UE tem mais de 50 anos e em que até 2020 os novos edifícios têm de ter um balanço energético próximo do zero, esta iniciativa reúne, durante dois dias, em Lisboa, um conceituado leque de especialistas e representantes corporativos nacionais e internacionais “para ajudar a traçar os caminhos mais eficientes na redução do consumo energético dos edifícios em Portugal”, explica a organização.


Dados da Comissão Europeia revelam que são necessários 100.000 milhões de euros por ano para conseguir cumprir os objetivos de eficiência energética traçados para 2020, os quais estabelecem poupanças energéticas de 20% até essa data. Os edifícios assumem um papel central neste contexto, ao serem responsáveis por cerca de 40% do consumo total de energia na UE e de 36% das emissões de CO2 . E além das regras e diretrizes para os edifícios novos, que devem ter um balanço energético próximo do zero em 2020, a Comissão Europeia tem vindo a alertar para importância de realizar melhorias no parque edificado existente, já que dessa forma se podem conseguir reduções de 5% no consumo energético e de 6% nas emissões de CO2 na UE. 

E “numa altura em que estamos a meros cinco anos de ter de cumprir as metas traçadas pelas diretivas europeias referentes à eficiência energética, é crucial conseguir trazer um apport de quem já implementou medidas concretas, com resultados comprovados, para auxiliar todos os que estão ainda a percorrer esse caminho”, comenta Arturo Malingre, diretor do Building Energy Symposium. 

Partindo destes pressupostos, em dois dias de trabalhos, o Building Energy Symposium, com o comissariado dos professores Augusto Mateus e Manuel Pinheiro, irá reunir um conjunto de oradores e de empresas de referência para apresentar exemplos práticos da implementação de medidas de eficiência energética, entre os quais se incluem referências internacionais como o Grupo Saint Gobain, a Sonae Sierra, o InterContinental Hotel Group - IHG, a Deloitte ou o Grupo André Jordan, o RICS e a ULI. 

Organizado pela parceria Vida Imobiliária e Promevi, este evento realiza-se este ano pela primeira vez e conta já com fortes apoios quer a nível empresarial quer institucional. A Saint Gobain é o patrocinador master do BUILDing ENERGY Symposium; e a Schmitt+Sohn, a JLL e a Sanitana assumem os patrocínios platina, enquanto que a SRS Advogados se posiciona como patrocinador ouro. O certame reúne também o apoio das principais associações ligadas ao imobiliário e à área da energia, nomeadamente: OET, AHP, APFIPP, APFM, APPII, RICS, ULI, APEMETA, ANFAJE, ALP, APEA, ICP, CENTRO HABITAT, AGEFE, CCILA e a COGEN PORTUGAL.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.